Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i44.316


Palabras clave:

Pesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética.

Resumen

Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional.

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Biografía del autor/a

  • Rosane Kreusburg Molina, UNISINOS
    Professora no PPGEdu/UNISINOS. Av. Unisinos, 950. CEP 93022-000 São Leopoldo, RS. Fone (51) 3591-1100. E-mail: <rmolina@unisinos.br>. Doutora em Educação, Professora Titular, Linha de Pesquisa Educação, História e Políticas. Grupo de Pesquisa Micropolítica das Instituições Educativas.

Publicado

2012-06-19

Número

Sección

Cultura Escolar e Formação de Professores

Cómo citar

Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 429–441, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.316. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316. Acesso em: 5 dec. 2025.