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Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuais

Autores

  • Braian VELOSO braiangarritoveloso@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniel MILL mill@ead.ufscar.br
    Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.8477

Resumo

O objetivo desta pesquisa é desvelar quais são as principais atividades exercidas pela tutoria (presencial e virtual) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram em cursos oferecidos no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas 8 entrevistas semiestruturadas. No estudo, identificamos que a tutoria pode ser considerada uma atividade docente. Por conseguinte, são necessárias melhores condições de trabalho aos tutores em face da importância desses profissionais às multifacetadas experiências de EaD que têm sido desenvolvidas no bojo do Sistema UAB. 

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Biografia do Autor

Braian VELOSO, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Especialista em Educação a Distância (EaD) pela UFF (2016) e em Design Instrucional para EaD Virtual pela UNIFEI (2018). Mestre (2018) e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. É Membro do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Atualmente, tem pesquisado sobre a Educação a Distância, com ênfase no trabalho docente exercido nessa modalidade.

Daniel MILL, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG (2006), com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal (2012). É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

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Publicado

2020-11-25

Versões

Como Citar

VELOSO, B.; MILL, D. Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1–17, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.8477. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8477. Acesso em: 5 nov. 2024.