Os missionários salesianos e a educação escolar indígena em Mato Grosso: um século de história
DOI:
10.29286/rep.v18i36.530Palavras-chave:
Educação Indígena, Xavante, Missão SalesianaResumo
O artigo, ao resgatar a história da educação indígena conduzida pelos Missionários Salesianos desde o início do século passado até o momento atual, no Estado do Mato Grosso, tem como objetivo refletir sobre essa experiência e sobre o papel dos dirigentes de escolas indígenas e assessores nos projetos de educação. Salesianos missionaries and the indigenous school education in Mato Grosso: a century of history Abstract The article, when rescuing the history of the aboriginal education lead by the Salesianos Missionaries since the beginning of the century passed until the current moment, in the State of the Mato Grosso, has as objective to reflect on this experience and the paper of controllers of the aboriginal and assessor schools in the education projects. Keywords: Aboriginal Education, Xavante, Salesiana MissionDownloads
Referências
AZZI, R. As Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: Cem anos de História. São Paulo: Cisbrasil, 1999
.
BANDEIRA, M. de L. Formação de professores índios: limites e possibilidades. Disponível em:<http://www.seduc.mt.gov.br/publicacoes_indigena.htm>. Acesso em: 03/03/2004.
BIGIO, E. S. Cândido Rondon: a integração nacional. Rio de Janeiro: Contraponto: PETROBRÁS, 2000.
CAMARGO, D.M.P. e ALBUQUERQUE, J.G. Projeto Pedagógico Xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular. Cadernos Cedes, v. 23, n. 61, dez. 2003.
CAMARGO, G. O. Meruri na visão de um ancião Bororo. Campo Grande: UCDB, 2001.
CUNHA, M. C. (Org.) História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CORAZZA, J. Esboço Histórico da Missão Salesiana de Mato Grosso. Campo Grande: MSMT, 1995.
DUROURE, J. Dom Bosco em Mato Grosso. Campo Grande: MSMT, 1977.
GIACCARIA, G. e HEIDE, A. Xavante. Auwe Uptabi: Povo Autêntico. São Paulo: Editorial Dom Bosco, 1972.
GRUPIONI, L. D. B.(Org.) Experiências e Desafios na Formação de Professores Indígenas no Brasil. EM ABERTO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais. v. 20, n. 76, fev.2003.
LACHNITT, J.; MACIEL, J.B. (Coords.) Do primeiro encontro com os Xavante à demarcação de suas reservas, Campo Grande: MSMT-UCDB, 1996.
LACHNITT, J. Pastoral Amazônica. In: SEMANA DE ESTUDOS
MISSIONÁRIOS. Campo Grande - MS, 5-10 de setembro de 1988, p. 45.
MATO GROSSO (Estado). Indicadores das escolas indígenas de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC, 1995.
MATOS, H. C. J. Nossa história: 500 anos de presença da Igreja Católica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2001. Coleção Igreja na História em 3 tomos.
MAYBURRY-LEWIS, D. A sociedade Xavante. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.
MELIÀ, B. Educação indígena na escola. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 49, dez. 1999.
MENEZES, C. Missionários e Índios em Mato Grosso: os Xavante da reserva de São Marcos. 1985. Tese (Doutorado em Ciência Política) Universidade de São Paulo.
ORLANDI, E. Palavra, fé e poder. Campinas, Pontes, 1987.
PRÓSPERO, D. Publicação analisa relação dos povos indígenas com a educação no Brasil. Disponível em: <http://www.setor3. com.br>. Acesso em: 03/03/2005.
RIBEIRO, D. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. São Paulo. Companhia das Letras, 1996.
Recebimento em: 10/05/2005.
Aceite em: 20/05/2005