A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT
DOI:

Palavras-chave:
Avaliação. Pós-graduação. Trabalho docente.Resumo
O texto analisa as características da produção docente submetida à avaliação dos Programas de Pós-Graduação. A pesquisa tem como fonte o Coleta Capes (CAPES/MEC), segundo a avaliação dos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006, e considera três Programas da Universidade Federal de Mato Grosso. Conclui que: a) o elemento chave da avaliação é o docente, sobretudo o do quadro permanente; b) os critérios de avaliação destacam a produção intelectual (que se refere às publicações qualificadas) e valorizam as publicações internacionais qualificadas; c) cresceram as atividades docentes de formação e publicações, tendendo a centralizar-se na Pós- Graduação; d) a condição do trabalho docente, de modo geral, reflete a política de avaliação dos Programas.
Teacher’s work and the evaluation of the postgraduate programs: A study in the postgraduation of UFMT.
Abstract
The text analyses the features of the teacher’s work submitted to the evaluation of the Postgraduate Programs. The source of the research is the Coleta Capes (CAPES/MEC), according to the evaluation of the triennials 1998-2000, 2001-2003 and 2004-2006, and takes into account three Programs of the Federal University of Mato Grosso. It concludes that: a) the key element of the evaluation is the teacher mainly of the permanent staff; b) the evaluation criteria highlights the intellectual production (which refers to the qualified publications) and gives value to the qualified international publications; c) there was an increase in the teacher’s qualification and publications mainly in the postgraduate Programs; d) the teacher’s work, in a general way reflects the evaluation policy of the Programs. Keywords: Evaluation. Postgraduate work. Teacher’s work.
Downloads
Referências
BRASIL é o 15º país que mais produz estudos científicos no mundo. Época, São Paulo, 9 ago. 2008. Disponível em:
,00.html>. Acesso em: 8 out. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação Continuada Educação 2006. Relatório Anual.
Disponível em: <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 10 out. 2007.
BOSI, A. P. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 8, n. 101,
set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 17 abr. 2008.
CUNHA, M. I. Trabalho docente na universidade. In: MELLO, E. B. et al. (Org.). Pedagogia universitária: campo de conhecimento em construção. Cruz
Alta: Unicruz, 2005, p. 99-115.
EVANGELISTA. O. Publicar ou morrer. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO A. M. N. (Org.). A Bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002. p. 298-300.
KUENZER, A.; MORAES, M. C. M. Pós-Graduação no Brasil: inflexões e perspectivas, um breve histórico. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, set./ dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br>.
Acesso em: 13 dez. 2007.
MARCOVITCH, J. As universidades na década vindoura. Jornal da Ciência, São Paulo, 11 jul. 2008. Disponível em: .Acesso em: 21 jul. 2008.
MORAES, M. C. M. Avaliação na Pós-Graduação brasileira: novos paradigmas, antigas controvérsias. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Org.). A bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações.
Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2002, p. 187-226.
PINTO, A. V. Ciência e existência. Problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
VERHINE, R. As recentes políticas da CAPES e suas implicações para a área de educação. In: MONTEIRO, F. M. A.; MULLER, M. L. R. (Org.). Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - ANPEd. Cuiabá: UFMT, 2006, p. 23-34.
Recebimento em: 01/03/2009.
Aceite em: 15/03/2009.