Inserção social como quesito de avaliação da pós-graduação

Autores

DOI:

10.29286/rep.v18i37.488

Palavras-chave:

Universidade. Pós-graduação. Avaliação. Inserção social.

Resumo

O presente artigo começa recuperando os motivos apresentados pela CAPES para a proposição do Quesito Inserção Social como categoria de avaliação da pós-graduação. Na sequência reflete sobre a inserção social como uma dimensão inerente à boa pós-graduação que, aqui, é compreendida como sendo todo empenho, pontual ou sistemático, voltado para a supressão do hiato verificável entre a pesquisa e a aprendizagem, no âmbito da pós-graduação, e a sua aplicação, presença ou seu impacto, no âmbito da sociedade. Por fim, a inserção social é considerada como um importante enfoque avaliativo, para o que as diferentes áreas do conhecimento necessitarão estabelecer parâmetros capazes de identificar, em maior ou menor grau, sua presença na dinâmica da pós-graduação.

Social insert as a masters degree evaluation requirement

Abstract

The present article begins recovering the reasons CAPES presented for the proposition of Social Insert Requirement as category of masters degree evaluation. After that it goes into social insert as an inherent dimension to the good masters degree that, here, is understood as being every pledge, punctual or systematic, focused to the suppression of the verifiable hiatus between the research and the learning in the extent of the masters degree and its application, presence or its impact on society. Finally, the social insert is considered as an important assessment center for which the different knowledge areas will need to establish parameters capable to identify, in a higher or smaller degree, its presence in master degrees dynamics.

Keywords: University. Masters degree. Evaluation. Social insert.

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Biografia do Autor

José Pedro BOUFLEUER, UNIJUÍ

Doutor em educação pela UFRGS; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.

 

Referências

SOMMER, Luís Henrique; QUARTIERO, Elisa Maria (Org.). Pesquisa, educação e inserção social: olhares da região sul. Canoas: Ed. da ULBRA, 2008. Disponível em: www.conpedi.org/todas_noticias3.php?idNoticia=98.

www.capes.gov.br/avaliacao/criterios-de-avaliacao/2284

Recebimento em: 14/05/2009.

Aceite em: 20/05/2009.

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Publicado

2012-09-20

Como Citar

BOUFLEUER, J. P. Inserção social como quesito de avaliação da pós-graduação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 371–382, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i37.488. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/488. Acesso em: 3 maio. 2024.