Pós-graduação em Educação: avaliação e perspectivas. Post-graduation in Education: evaluation and perspectives

Autores

DOI:

10.29286/rep.v18i37.482

Palavras-chave:

Pós-graduação em educação. Avaliação e perspectivas.

Resumo

A partir do amplo estudo Avaliação e perspectivas
na área de educação 1982-1991, realizado pela
ANPEd em 1992 e publicado em 1993, historia
brevemente a expansão dos mestrados e doutorados
na área de educação e os indicadores de produção
de teses e dissertações; indica o movimento de reestruturação
dos cursos em programas com a criação
dos doutorados, tendo por base linhas de pesquisa;
e aponta os desequilíbrios entre as regiões, nos períodos
1982-1991 e 1992-2006. Apresenta as iniciativas
da ANPEd, em diferentes momentos, por
meio de comissões especiais formadas geralmente
por coordenadores de programas, para analisar
a e propor alternativas à sistemática de avaliação
da CAPES. Afirma que as propostas elaboradas,
mesmo tendo sido importantes e oportunas, pouco
ultrapassam os limites da própria ANPEd, servindo
basicamente para o entendimento da sistemática e a
preparação das comissões de avaliação da área. Em
consequência, valoriza o papel dessas comissões,
assim como dos comitês de assessoramento do
CNPq, que travam uma luta direta nos processos
de avaliação e de concessão de bolsas e auxílios.

Abstract

Based on a broad study entitled Evaluation
and perspectives in the field of education 1982-
1991, carried out by the ANPEd in 1992 and
published in 1993, the text relates the expansion
of master’s courses and doctoral programmes
in the field of education and the indicators of
production of theses and dissertations. It makes
reference to the movement for the restructuring
of courses into programmes with the creation
of doctorates, taking as their foundation lines of
research and points out the imbalances between
the regions in the periods1982-1991 and 1992-
2006. The text presents the ANPEd’s initiatives in
different moments, through special commissions
formed generally by coordinators of programmes,
to analyse and propose alternatives to the CAPES’
model of evaluation. It states that the proposals
which were elaborated, despite being important
and opportune, went little beyond the limits of
the ANPEd itself, serving basically to understand
the model and the preparation of commissions
for evaluation of the field. As a result, it valorises
the role of those commissions, as well as the assessment
committees of the CNPq which waged a
direct battle in the processes of evaluation and in
the concession of scholarships and grants.

Keywords: Post-graduation in education.
Evaluation and perspectives.

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Biografia do Autor

Osmar FÁVERO, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, educação de jovens e adultos e educação popular. Endereço profissional: Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus do Gragoatá, bloco D sala 512, São Domingos 24210-200 - Niterói, RJ – Brasil.

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Recebimento em: 13/03/2009.

Aceite em: 16/03/2009

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Publicado

2012-09-20

Como Citar

FÁVERO, O. Pós-graduação em Educação: avaliação e perspectivas. Post-graduation in Education: evaluation and perspectives. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 311–327, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i37.482. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/482. Acesso em: 16 out. 2024.