Reflexões sobre o sistema de avaliação da capes a partir do V Plano Nacional de Pós-graduação.
DOI:
10.29286/rep.v18i37.481Palavras-chave:
Pós-graduação. CAPES. Avaliação de ensino superior.Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o modelo de avaliação da CAPES à luz do V Plano Nacional de Pós Graduação. O texto apresenta uma revisão das origens do modelo e, em seguida, relata as alterações efetuadas no período contemplado pelo referido plano. Por fim, discute os desafios que a CAPES enfrentará no futuro próximo, atrelados ao crescimento, à diversidade e assimetrias do sistema; à necessidade de conceituação da inserção social; à demanda por avaliações qualitativas e por articulações CAPES x SINAES e CAPES nova x velha, para assegurar a qualidade e a relevância da avaliação sob sua responsabilidade.
Reflections on the CAPES Evaluation System from the perspective of the V National Plan for Graduate Education
Abstract
This article proposes to reflect on the
CAPES evaluation model and its relationship
to the V National Plan for Graduate Education.
The text presents a review of the origins
of the model and, subsequently, relates the
alterations effectuated during the time period
addressed by the said plan. In its conclusion, it
discusses the challenges that CAPES will face
in the near future in order to assure the quality
and relevance of the evaluations for which it is
responsible. Such challenges are linked to the
growth, diversity and asymmetry of the system;
the need to conceptualize social insertion; the
demand for qualitative evaluations and for greater
articulation between CAPES and SINAES
and between the old and new CAPES.
Keywords: Graduate studies. CAPES.
Higher education evaluation.
Downloads
Referências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília: CAPES, 2004. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2006.
_______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sistema de Indicadores de Resultados (SIR). Disponível em: http://www.capes.gov.br/ avaliacao/sistema-de-indicadores-de-resultados-. Acesso em: fev. 2009.
_______. Lei nº 5.539, de 27 de Novembro de 1968. Modifica dispositivos da Lei número 4.881-A, de 6 de dezembro de 1965, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Superior, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 27 nov. 1968.
_______. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União n. 72, 15 abr. 2004, Seção 1, p. 3-4.
CAPES. Brasil sobe duas posições no ranking da produção científica. Notícia publicada em 10 jul. 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2008.
CASTRO, C. de M. A CAPES na visão de um ex-diretor, Análise, v. 17, n. 2, p. 360-76, 2006.
CURY, C. R. J. Quadragésimo ano do parecer CFE n. 977/65, Revista Brasileira de Educação, n. 30, p. 7-20, 2005.
HORTA, J. S. B.; MORAES, M. C. M. de. O sistema CAPES de avaliação de pós-graduação: da área da educação para à grande área de ciências humanas.
Revista Brasileira de Educação, n. 30, p. 95-116, 2005.
SCHWARTZMAN, S. Avaliações de nova geração. In: SOUZA, A. de M. (Org.). Dimensões da Avaliação Educacional. Petropólis: Vozes, 2005, p. 15-34.
SGUISSARDI, V. Avaliação Defensiva do Modelo CAPES de Avaliação – é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do
Estado? Revista Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 49-88, 2006.
SPAGNOLO, F.; SOUZA, V. C. Modelo CAPES de avaliação. Revista Brasileira de Pós-graduação, n. 2, p. 8-33, 2004.
VERHINE, R. Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: uma análise comparativa. In: MATTA, A. E. R. et al. (Org.). Educação, Cultura e Direito. Salvador: UNEB, 2005. p. 419-432.
R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 18, n. 37, p. 295-310, maio/ago. 2009
_______. As recentes políticas da CAPES e suas implicações para a área de educação. In: MONTEIRO, F. M. de A.; MULLER, M. L. R. (Org.). Educação na Interface da Relação Estado/Sociedade, v. 1. Cuiabá: EdUFMT, 2006. p. 23-34.
_______. Avaliação da CAPES: subsídios para a reformulação do modelo. In: MACHADO, D; SILVA JR, J.R.; OLIVEIRA, J.F. (Org.). Reformas e Políticas: Educação Superior e Pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008, p. 165-188.
Recebimento em: 12/03/2009.
Aceite em: 14/03/2009.