Reflexões sobre o sistema de avaliação da capes a partir do V Plano Nacional de Pós-graduação.

Autores

  • Robert E. VERHINE silva.dioneia@ufmt.br
    Univerisdade Federal da Bahia http://www.ufba.br
  • Lys M. V. DANTAS dioneia@ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v18i37.481

Palavras-chave:

Pós-graduação. CAPES. Avaliação de ensino superior.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o modelo de avaliação da CAPES à luz do V Plano Nacional de Pós Graduação. O texto apresenta uma revisão das origens do modelo e, em seguida, relata as alterações efetuadas no período contemplado pelo referido plano. Por fim, discute os desafios que a CAPES enfrentará no futuro próximo, atrelados ao crescimento, à diversidade e assimetrias do sistema; à necessidade de conceituação da inserção social; à demanda por avaliações qualitativas e por articulações CAPES x SINAES e CAPES nova x velha, para assegurar a qualidade e a relevância da avaliação sob sua responsabilidade.

 

Reflections on the CAPES Evaluation System from the perspective of the V National Plan for Graduate Education

Abstract
This article proposes to reflect on the
CAPES evaluation model and its relationship
to the V National Plan for Graduate Education.
The text presents a review of the origins
of the model and, subsequently, relates the
alterations effectuated during the time period
addressed by the said plan. In its conclusion, it
discusses the challenges that CAPES will face
in the near future in order to assure the quality
and relevance of the evaluations for which it is
responsible. Such challenges are linked to the
growth, diversity and asymmetry of the system;
the need to conceptualize social insertion; the
demand for qualitative evaluations and for greater
articulation between CAPES and SINAES
and between the old and new CAPES.

Keywords: Graduate studies. CAPES.
Higher education evaluation.

 

 

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Biografia do Autor

Robert E. VERHINE, Univerisdade Federal da Bahia

Lys M. V. DANTAS

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Recebimento em: 12/03/2009.

Aceite em: 14/03/2009.

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Publicado

2012-09-20

Como Citar

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Reflexões sobre o sistema de avaliação da capes a partir do V Plano Nacional de Pós-graduação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 295–310, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i37.481. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/481. Acesso em: 3 maio. 2024.