Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis

Autores

  • Clarilza Prado de SOUSA clarilza.prado@uol.com.br
    Fundação Carlos Chagas - FCC http://www.fcc.br
  • Elizabeth MACEDO elizabethmacedo@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ http://www.uerj.br

DOI:

10.29286/rep.v18i37.475

Palavras-chave:

Avaliação. Pós-graduação. Periódicos científicos.

Resumo

Nos últimos anos, a avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES vem enfatizando os produtos, especialmente os bibliográficos. Para tanto, iniciou-se em 2001 um processo de qualificação de veículos onde a produção dos programas de pós-graduação é publicada, especialmente em periódicos. No âmbito das Ciências Humanas e Sociais, foram destacadas tanto a necessidade de qualificar também a produção em livros quanto a impossibilidade de avaliação dos periódicos por indicadores indiretos como índices de impacto. Este texto descreve o processo de classificação de periódicos que vem sendo realizado na área de Educação, no qual se destacam critérios de normalização, publicação, circulação, autoria, conteúdo e gestão editorial. Conclui apresentando alguns desafios dentre os quais a melhoria da política de gestão editorial para fazer face à nova configuração da área.

 

Abstract

In recent years, the evaluation of graduate courses made by CAPES has been emphasizing especially bibliographical products over others. For that purpose, it began in 2001 a process of qualifying media in which the production of graduate courses is published, particularly journals. In the sphere of human and social sciences mention was made not only of the need to qualify also production in books but also the impossibility of evaluating journals by indirect indicators like impact indexes. This text describes the process of classification of periodicals underway in the Education area, in which emphasis is put on criteria of normalization, publication, circulation, authorship, content and publishing management. It concludes by presenting some challenges, among which is the improvement of publishing management policy for coping with the new configuration of the area.

 

Keywords: Evaluation. Graduate courses. Scientific journals

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Biografia do Autor

Clarilza Prado de SOUSA, Fundação Carlos Chagas - FCC

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Educação. Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Endereço profissional: Rua Francisco Morato, 1565, Perdizes. CEP: 05513-900 - Sao Paulo, SP – Brasil

Elizabeth MACEDO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo. Suas pesquisas recentes tem buscado definir o currículo como espaço-tempo de enunciação cultural num diálogo entre a teoria do currículo e as abordagens. Endereço profissional: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Rua São Francisco Xavier. Copacabana CEP 22550-013 - Rio de Janeiro, RJ – Brasil

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Para efeitos de simplificação, usamos o termo de média qualificação, o que significou, na última avaliação, 2 artigos em periódicos nacional B (ou o equivalente em pontos a).

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Recebimento em: 24/05/2009.

Aceite em: 26/05/2009.

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Publicado

2012-09-18

Como Citar

SOUSA, C. P. de; MACEDO, E. Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 255–272, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i37.475. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/475. Acesso em: 2 maio. 2024.