Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis
DOI:

Palavras-chave:
Avaliação. Pós-graduação. Periódicos científicos.Resumo
Nos últimos anos, a avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES vem enfatizando os produtos, especialmente os bibliográficos. Para tanto, iniciou-se em 2001 um processo de qualificação de veículos onde a produção dos programas de pós-graduação é publicada, especialmente em periódicos. No âmbito das Ciências Humanas e Sociais, foram destacadas tanto a necessidade de qualificar também a produção em livros quanto a impossibilidade de avaliação dos periódicos por indicadores indiretos como índices de impacto. Este texto descreve o processo de classificação de periódicos que vem sendo realizado na área de Educação, no qual se destacam critérios de normalização, publicação, circulação, autoria, conteúdo e gestão editorial. Conclui apresentando alguns desafios dentre os quais a melhoria da política de gestão editorial para fazer face à nova configuração da área.
Abstract
In recent years, the evaluation of graduate courses made by CAPES has been emphasizing especially bibliographical products over others. For that purpose, it began in 2001 a process of qualifying media in which the production of graduate courses is published, particularly journals. In the sphere of human and social sciences mention was made not only of the need to qualify also production in books but also the impossibility of evaluating journals by indirect indicators like impact indexes. This text describes the process of classification of periodicals underway in the Education area, in which emphasis is put on criteria of normalization, publication, circulation, authorship, content and publishing management. It concludes by presenting some challenges, among which is the improvement of publishing management policy for coping with the new configuration of the area.
Keywords: Evaluation. Graduate courses. Scientific journals
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento da Área de Educação. Brasília, DF: CAPES, 2004. Disponível em: http://www.capes.gov.br. Acesso em: 10 maio 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior. Documento da Área de Educação. Brasília, DF: CAPES, 2007. Disponível em: http://www.capes.gov.br. Acesso em: 10 maio 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior. Documento da Área de Educação. Brasília, DF: CAPES, 2009. Mimeografado.
HORTA, J. S. B.; Moraes, M. C. M. O Sistema CAPES de avaliação da pósgraduação: da área de educação à grande área de ciências Humanas. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 30, p. 95-116, 2005.
HOVLAND, I. Making a difference: M&E of Policy Research. Londres: Overseas Development Institute, 2007.
KUENZER, A.; Moraes, M.C.M. Temas e tramas na pós-graduação em educação. AU, E. & MOUFFE, C. Hegemonia y estratégia socialista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2004.
MOUFFE, C. La paradoxa democrática. Barcelona: Gedisa, 2003.
Para efeitos de simplificação, usamos o termo de média qualificação, o que significou, na última avaliação, 2 artigos em periódicos nacional B (ou o equivalente em pontos a).
OGDEN, T. L., Bartley, D. L. The Ups and Downs of Journal Impact Factors. Annals of Occupational Hygiene, n. 52, p. 73-82, 2008.
SEGLE. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, Set./ Dez. 2005.
LACLR, P.O. Why the impact factor of journals should not be used for evaluating research. British Medical Journal, p. 314-497, 1997.
SGUISSARDI, V. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação” - É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? Perspectiva, v.24, n.1, p. 49-88, jan./jun.2006.
VAN DIEST, P. J.; HOLZEL, H.; BURNETT, D.; CROCKER, J. Impactitis: new cures for an old disease. Journal of Clinical Pathology, n. 54, p. 817-819, 2001.
Recebimento em: 24/05/2009.
Aceite em: 26/05/2009.