O Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá. The Training Centre of Teaching in Cuiabá and the

Autores

DOI:

10.29286/rep.v19i39.383

Palavras-chave:

Política educacional. Profissionalização docente. Ensino primário.

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre o processo de profissionalização docente ocorrido em Mato Grosso através da interpretação das mudanças introduzidas pelas atividades do Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá na identidade profissional dos professores do ensino primário mato-grossense, na década de 1960. Baseada em análise documental e em depoimentos de professoras em exercício no período em estudo, a interpretação sugerida toma as atividades desta instituição como participantes do processo de profissionalização do magistério primário mato-grossense ocorrido nos anos 1960, que envolveu a introdução de modificações significativas nas relações hierárquicas e nos procedimento de motivação existentes à época.

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Biografia do Autor

Márcia Santos Ferreira, Univerisdade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do GEM (Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória) desde 2007.

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Recebimento em: 13/07/2009

Aceite em: 28/07/2009

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Publicado

2012-08-29

Como Citar

FERREIRA, M. S. O Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá. The Training Centre of Teaching in Cuiabá and the. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 145–161, 2012. DOI: 10.29286/rep.v19i39.383. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/383. Acesso em: 27 abr. 2024.