Apresentação

Autores

  • Vinícius Carvalho PEREIRA viniciuscarpe@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://lattes.cnpq.br/0774250501310773
  • Taciana Mirna SAMBRANO tacianamirna@hotmail.com
    UFMT
  • Cristiano MACIEL crismac@gmail.com
    UFMT
  • Katia Morosov ALONSO katia.ufmt@gmail.com

DOI:

10.29286/rep.v25i59/2.3802

Resumo

Como já expresso no fascículo anterior, o tema central do SemiEdu 2015, Educação e seus sentidos no mundo digital, foi motivado pelos atuais debates acerca da entrada e uso intensificado das tecnologias digitais da informação e comunicação em nossos cotidianos, seja na esfera pessoal ou profissional, bem como nas instituições que lidam com os processos do ensinar e aprender. Os resultados apontados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), especialmente os relacionados ao ensino fundamental, sinalizam a dificuldade de uso de diferentes linguagens nas e pelas escolas, ensejando contradições entre o vivido fora de seus muros e o realizado dentro deles. Por compreender que a cultura digital se desdobra em práticas culturais que afetam a constituição de nossas subjetividades, o SemiEdu 2015 inseriu-se nesta discussão ao tornar-se um espaço que visava contribuir com pesquisas sobre alternativas possíveis para o desenvolvimento do potencial humano e criativo nas diferentes etapas do processo educativo, reconhecendo a inserção das novas tecnologias nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Carvalho PEREIRA, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, da UFMT. Líder do grupo de pesquisa SEMIC – Semióticas Contemporâneas. Endereço Profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900. Email: <viniciuscarpe@gmail.com>.

Taciana Mirna SAMBRANO, UFMT

Doutora em Educação Escolar pela UNESP. Professora do Departamento de Organização Escolar da UFMT. Coordenadora de Educação Mediada por Tecnologia da Informação e Comunicação Endereço Profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900. Email: <tacianamirna@hotmail.com>.

Cristiano MACIEL, UFMT

Doutor em Ciência da Computação pela UFF. Professor do Instituto de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFMT. Diretor da Fundação Uniselva. Membro do LAVI – Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos – e do LêTeCe – Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Endereço Profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900. Email: <crismac@gmail.com>.

Katia Morosov ALONSO

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Departamento de Organização Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFMT. Líder do LêTeCe – Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Endereço Profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900. Email: <katia.ufmt@gmail.com>.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

PEREIRA, V. C.; SAMBRANO, T. M.; MACIEL, C.; ALONSO, K. M. Apresentação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/2.3802. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3802. Acesso em: 27 abr. 2024.