Apresentação

Autores

  • Vinícius Carvalho PEREIRA viniciuscarpe@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagem
  • Taciana Mirna SAMBRANO tacianamirna@hotmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Cristiano MACIEL crismac@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Katia Morosov ALONSO katia.ufmt@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v25i59/1.3672


Resumo

O tema central do SemiEdu 2015, Educação e seus sentidos no mundo digital, foi motivado pelos atuais debates acerca da entrada e uso intensificado das tecnologias digitais da informação e comunicação em nossos cotidianos, seja na esfera pessoal ou profissional, bem como nas instituições que lidam com os processos do ensinar e aprender. Os resultados apontados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), especialmente os relacionados ao ensino fundamental, sinalizam a dificuldade de uso de diferentes linguagens nas e pelas escolas, ensejando contradições entre o vivido fora de seus muros e o realizado dentro deles. Por compreender que a cultura digital se desdobra em práticas culturais que afetam a constituição de nossas subjetividades, o SemiEdu 2015 inseriu-se nesta discussão ao tornar-se um espaço que visava contribuir com pesquisas sobre alternativas possíveis para o desenvolvimento do potencial humano e criativo nas diferentes etapas do processo educativo, reconhecendo a inserção das novas tecnologias nesse processo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Vinícius Carvalho PEREIRA, Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagem
    Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, da UFMT. Líder do grupo de pesquisa SEMIC – Semióticas Contemporâneas. Endereço Profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900.
  • Taciana Mirna SAMBRANO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
    Doutora em Educação Escolar pela UNESP. Professora do Departamento de Organização Escolar da UFMT. Coordenadora de Educação Mediada por Tecnologia da Informação e Comunicação. Endereço Profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900.
  • Cristiano MACIEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
    Doutor em Ciência da Computação pela UFF. Professor do Instituto de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFMT. Diretor da Fundação Uniselva. Membro do LAVI – Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos – e do LêTeCe – Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Endereço Profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900. crismac@gmail.com
  • Katia Morosov ALONSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
    Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Departamento de Organização Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFMT. Líder do LêTeCe – Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Endereço Profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

Apresentação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/1, p. 247–249, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/1.3672. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3672. Acesso em: 26 mar. 2025.