O imaginário da corporeidade e a digressão: aspectos da cultura latente da EEPSG João Pedro Ferraz/Ibirá (SP) num grupo de alunos do colegial.

Autores

  • José Carlos de Paula Carvalho silva.dioneia@gmail.com
    Universidade de São Paulo http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v5i8.351

Palavras-chave:

Corporeidade. Digressão.

Resumo

Nesse sentido, como "grupo empírico", onde há arborescência de novos elementos agregados esporadicamente, mas há persistência de um núcleo de participantes - fundamentalmente 24 participantes, que aliás apresentaram de modo completo AT-9s, sonhos e respostas ao questionário, sendo 15 protocolos de forma negativa e/ou universo da angústia, mas todos eles, os mais "míticos", é de se destacar, como veremos, evidenciando uma "sensibilidade" -, que entretanto, na perambulação, vai se dissolvendo, tal grupo como "empírico" atende mais à caracterização apresentada por Ferrand em "Ritualização da relação entre as idades" (Ferrand, 1979, p. 151-163). Como "grupo interno" é o grupo do "cogito corporal" e do "imaginário da digressão", sendo de se observar, como no caso de outras escolas,
que as considerações que fazemos não estão a nível da consciência dos participantes. Não, melhor seria dizer que são "efeitos da causalidade metonímica" as figurações que se manifestam como cotidianidade, de modo que a latência, por sob essa emergência, se cava em profundidade como inconsciente e como "cotidianidade oximorônica" (Paula Carvalho, 1986).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos de Paula Carvalho, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Membro e pesquisador do CRI-GRECO 56 do CNRS de Paris. Pesquisador doCentro de Estudos do Imaginário e Culturanálise de Grupos da FEUSP.

Downloads

Publicado

2012-06-23

Como Citar

CARVALHO, J. C. de P. O imaginário da corporeidade e a digressão: aspectos da cultura latente da EEPSG João Pedro Ferraz/Ibirá (SP) num grupo de alunos do colegial. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 107–148, 2012. DOI: 10.29286/rep.v5i8.351. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/351. Acesso em: 27 abr. 2024.