Uma leitura de Kant como educador

Autores

  • Roberto de Barros Freire freire.r2@gmail.com
    Univerisdade Federal de Mato Grosso Cuiabá-MT http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v5i8.346

Palavras-chave:

Filosofia. Kant. Educação. Pensamento.

Resumo

Kant é conhecido na história da filosofia por ter realizado a sua
famosa revolução copernicana no conhecimento. Contra os
empiristas que afirmavam que a faculdade de conhecer se regula pelos objetos, mostra que os objetos se regulam pela faculdade de conhecer.
Não quer isso dizer que Kant concorde com o racionalismo ingênuo, onde a mente impõe uma ordem ou leis naturais ao mundo. Apenas a ordem e as leis naturais são consideradas representações simbólicas do mundo fenomênico; não é o mundo um produto de um movimento do pensamento, mas a concepção dele é.

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Biografia do Autor

Roberto de Barros Freire, Univerisdade Federal de Mato Grosso Cuiabá-MT

Professor do Departamento de Filosofia e doutorando em Educação Pública na UFMT.

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Publicado

2012-06-22

Como Citar

FREIRE, R. de B. Uma leitura de Kant como educador. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 42–65, 2012. DOI: 10.29286/rep.v5i8.346. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/346. Acesso em: 27 abr. 2024.