Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009)
DOI:
10.29286/rep.v20i44.323Palavras-chave:
Formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Saberes docentes. Estado da arte.Resumo
Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.Downloads
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Publicado
2012-06-20
Como Citar
CARMO, E. M.; SELLES, S. E. Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 555–577, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.323. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/323. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Educação em Ciências e Matemática