Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009)

Autores

  • Edinaldo Medeiros Carmo silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. http://www.uesb.br/
  • Sandra Escovedo Selles silva.dioneia@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense http://www.uff.br/

DOI:

10.29286/rep.v20i44.323

Palavras-chave:

Formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Saberes docentes. Estado da arte.

Resumo

Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Mestre pelo Center For Applied Research in Education e Doutora pelo Center for Science Education, University of East Anglia, Inglaterra. Pós-doutorado realizado na Brown University e Faculdade de Educação da USP. Professora Associada da UFF e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Como Citar

CARMO, E. M.; SELLES, S. E. Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 555–577, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.323. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/323. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências e Matemática