O ensino de Geografia nos pareceres educacionais de Rui Barbosa

Autores

DOI:

10.29286/rep.v20i44.322

Palavras-chave:

Educação. Educação Escolar. Ensino de Geografia. Rui Barbosa.

Resumo

O presente artigo busca compreender como o ensino de Geografia poderia contribuir para a consolidação política da nação brasileira no século XIX. Por meio dos pareceres sobre educação (1882 e 1883) de Rui Barbosa (1849-1923). A partir da categoria da mediação e do método histórico, verificou-se como a Geografia era ensinada nas escolas, e como poderia ter sido uma forte aliada para a concretização dos projetos de desenvolvimento da nação. Contudo, as mudanças propostas por Rui Barbosa não saíram do papel e muito do que ele propôs só começou a se efetivar, posteriormente, na República, com trabalhos de outros intelectuais.

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Biografia do Autor

Najla Mehanna Mormul, UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora efetiva da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão, curso de Geografia (Licenciatura), coordenadora do Laboratório de Ensino de Geografia, Coordenadora de Estágio Supervisionado I em Geografia, Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia - GPEG. Endereço Profissional: UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Rua: Maringá, 1200, Bairro – Vila Nova. CEP 85605-010 – CxP 371. Francisco Beltrão – Paraná.

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Publicado

2012-06-20

Como Citar

MORMUL, N. M. O ensino de Geografia nos pareceres educacionais de Rui Barbosa. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 541–552, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.322. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/322. Acesso em: 1 maio. 2024.