CURTA-METRAGEM EM STOP MOTION: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Jhenyfer Caroliny de Almeida jhenyfer.caroliny@outlook.com
  • João Carlos Piccoli email.nao@informado
  • Ivanir Atônio Kaefer email.nao@informado

Resumo

O objetivo desse trabalho foi desenvolver, em conjunto com a turma do 6° ano B, ações para conscientizar sobre a poluição da água por meio da criação de curta-metragem em stop motion divulgado nas redes sociais. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal (EMEF) Prefeito José Chies, no município de Carlos Barbosa, no primeiro semestre de 2025. Para isso, utilizou-se revisão bibliográfica realizada no Google acadêmico; entrevistas com o Secretário do Meio Ambiente e o Diretor-presidente da PROARTE; aplicação do questionário online; confecção de três cartazes que foram espalhados pela escola; criação de perfil no instagram e youtube; desenvolvimento de um curta-metragem, seguido da publicação nesses perfis; ida ao cinema e debate sobre a experiência; e divulgação do projeto, curta e perfil do youtube na escola. Observa-se que essa pesquisa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 6 (Água potável e saneamento) e o ODS 14 (Vida na água). A escolha desse formato de vídeo foi devido à elevada capacidade de engajamento nas redes sociais, que é muito popular entre o público jovem, aumentando as chances de compartilhamento de mensagens educativas de forma acessível, impactante e dinâmica. Após a aplicação do questionário online, foram obtidas 117 respostas. Dentre esses participantes, 96,6% indicaram que gostariam que o cinema municipal fosse reativado, o que poderia impulsionar o turismo cultural além de preservar esse patrimônio histórico. Para 72,6% dos entrevistados, a criação e divulgação de curta-metragem com o objetivo de conscientizar sobre a preservação da água é muitíssimo relevante. A ida ao cinema possibilitou a aproximação de atividades culturais para os alunos, visto que, para 14,29% desses foi a primeira experiência, revelando como as atividades extraclasses são importantes para inclusão social. Por meio do debate com os estudantes, observou-se que os principais impeditivos para frequentar o cinema são a distância e o custo com transporte. O curta publicado nos dois perfis alcançou mais de 500 visualizações e somando com as ações na escola, esse projeto atingiu mais de mil pessoas. Observa-se como as redes sociais podem ser utilizadas como meio de disseminação de informações e campanhas de educação ambiental e o quanto a arte pode ser empregada para gerar conteúdos para essa finalidade. Com isso, conclui- se que os recursos audiovisuais, como os vídeos curtos, podem contribuir para a conscientização da poluição da água.

Biografia do Autor

  • Jhenyfer Caroliny de Almeida

    Especialista em Educação Infantil – Anos Iniciais e Psicopedagogia, prefeitura municipal de Carlos Barbosa/RS, professora de Arte

  • João Carlos Piccoli

    Especialista em Metodologia do ensino de língua Portuguesa e língua Inglesa, Prefeitura de Carlos Barbosa/RS, professor de língua Inglesa.

  • Ivanir Atônio Kaefer

    Especialista em Pedagogia Gestora: Administração, Supervisão e Orientação Educacional, Prefeitura de Carlos Barbosa/RS, professor de História.

Downloads

Publicado

2025-09-17