Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO:


1. Os originais devem ser encaminhados para:


E-mail´:

maurosvaldo@bol.com.br

pasaufmt@gmail.com

marcelokimura99@gmail.com

 


2. As contribuições poderão ser enviadas nas seguintes formas: artigos ou notas científicas, notas prévias, relatos de caso, revisões de bibliografia e outros, quando considerados de importância para a divulgação científica.


3. Os trabalhos implícitos devem ser de interesse das ciências e significativas de contribuição para o avanço do conhecimento científico, além disso, não podem ter sido publicados nem encaminhados, simultaneamente, para outro periódico com a mesma finalidade. Excetuam-se nesta ultima, limitação os apresentados em congressos, na forma única de resumo.


4. Só serão aceitos trabalhos escritos em português, inglês, ou espanhol, considerando-se que a redação deve estar de acordo com a lexicologia e a sintaxe do idioma escolhido e, enquadrados nas normas do periódico. Depois de revistos e aprovados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a adequar o texto às dimensões da revista e ao seu padrão editorial e gráfico.


5. O Corpo Editorial reserva-se o direito de recusar artigos submetidos à publicação, de sugerir ou adotar modificações para melhorar a clareza e a estrutura do texto. NORMAS PARA SUBMETER ARTIGO A PUBLICAÇÃO


NORMAS PARA A ESTRUTURA DE ARTIGO


Os ARTIGOS e NOTAS CIENTÍFICAS deverão conter as seguintes partes: título, autores e qualificação profissional, resumo com palavras-chave e/ou abstract com key words ou resumen com palabras-clave, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (quando for o caso) e referências bibliográficas.


1. Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo digital formatado em editor de texto Microsoft Word.


2. Formatação:
2.1. Margem superior = 2,5 cm , margem inferior = 2,5cm, margem esquerda 3,0 cm e margem direita = 2,0 cm.
2.2. Tamanho do papel = A4
2.3. Fonte: Times New Roman tamanho 12.
2.4. Espaçamento entre linhas = Simples 1,0.
2.5. Texto justificado às margens sem hifenização.
2.6. Tabelas e Figuras deverão estar centralizados e em posição de layout “alinhado com o texto”, entre as margens, não excedendo-as em hipótese alguma. Legendas em tamanho de fonte 10.
2.7. Os títulos de seção deverão estar em maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12 em negrito, centralizado entre as margens, e afastado do primeiro parágrafo por um espaçamento simples 1,5. E deverão se apresentar na mesma página do primeiro parágrafo da seção.
2.8. Os subtítulos de seção deverão estar alinhados à margem esquerda, em negrito.


3. O TíTULO deverá ser conciso e indicar o conteúdo do trabalho. Deve ser digitado em letras maiúsculas e centralizado em página inteira. Quando o idioma escolhido para apresentação do trabalho for o português, o TíTULO deve ser apresentado também em inglês, precedendo o ABSTRACT. Quando for em inglês ou espanhol, a versão em português do TíTULO deve preceder o RESUMO.


4. Os NOMES completos dos autores devem ser digitados de modo centralizado em fonte Times New Roman tamanho 10, logo abaixo do TíTULO, separados por espaçamento duplo, com as iniciais dos nomes e sobrenomes intermediários, em maiúsculas, e as demais letras, em minúsculas. A cada NOME será apenas chamada numérica e seqüencial para nota de rodapé, devendo ser respeitada até o final do trabalho. Dessas notas constarão as qualificações profissionais do autor, titulação de mais alto nível, entidade onde trabalha, cargo que ocupa e e-mail. Um dos autores deverá ser identificado como correspondente. Esse deve informar o endereço completo para correspondência, inclusive o eletrônico. Quando for o caso pode-se completar a qualificação dos autores com detalhes como, por exemplo, ser bolsista do CNPq. A informação de contato eletrônico (email) é obrigatório para todos os Autores.


5. O RESUMO, em português, o ABSTRACT, em inglês ou o RESUMEN, em espanhol, deve conter narrativa direta do que foi feito e estudado, onde (local) e quando (data), definindo claramente a hipótese, os objetivos e apresentando os mais importantes resultados e conclusões. O título da parte deve ser digitado com todas as letras em maiúsculas, alinhado à esquerda, seguido de hífen entre espaços e completado pelo texto. Na linha subseqüente ao final do texto, deve-se digitar o título dos termos de indexação, PALAVRAS-CHAVE, em português, KEY WORDS, em inglês e PALABRAS-CLAVE, em espanhol, sendo a primeira letra em maiúsculas e as demais em minúsculas, seguido de dois pontos e dos termos que identifiquem o conteúdo do trabalho.


6. A INTRODUÇÃO deve ser breve, justificando mediante referência bibliográfica, a razão da realização do trabalho, definindo claramente o tipo de problema enfocado e as hipóteses para uma solução e finalizando com os objetivos do trabalho.


7. MATERIAL E MÉTODOS devem conter informações e detalhamento necessários para que o trabalho possa ser repetido por outros pesquisadores.


8. Os RESULTADOS devem conter apresentação concisa dos dados obtidos. Tabelas, bem como as figuras, devem ser auto-explicativas, não devendo ser necessário recorrer ao texto para sua compreensão. Quando a informação numérica for precisa e passiva de comparação com outras relatadas, sugere-se a utilização de figuras contendo gráficos ideais para apresentação de tendências e registro de grande número de informações.


9. A DISCUSSÃO deve ser restrita às informações apresentadas devendo ser a ligação entre os resultados obtidos e os encontrados na bibliografia e as conseqüências disso para a ciência. Não devem ser mencionados trabalhos em desenvolvimento ou planos futuros.


10. As CONCLUSÕES devem ser elaboradas com base somente nos dados apresentados no trabalho.


11. Os AGRADECIMENTOS devem ser sucintos e diretos e não devem aparecer no texto ou em nota de rodapé.


12. As REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS e/ou BIBLIOGRAFIA devem seguir as normas da ABNT vigentes.


13. A numeração de tabelas e figuras deve ser feita seqüencialmente, com algarismos arábicos. O termo tabela deve ser digitado com todas as letras em maiúsculas, por exemplo, TABELA 3, seguidos de hífen entre espaços e do texto do título, com a primeira letra, da primeira palavra, em maiúsculas e as demais em minúsculas, exceto aquelas que exigem naturalmente maiúsculas. O alinhamento da segunda linha em diante deve seguir a posição da primeira letra da primeira palavra. Fonte tamanho Times New Roman tamanho 10.


14. O termo figura também deve ser digitado com todas as letras em maiúsculas, por exemplo, FIGURA 5, seguidos do texto do título digitado similarmente ao de tabelas, porém, a alocação deve ser depois da apresentação gráficas e digitadas em espaçamento simples.


15. A abreviatura dos periódicos deve estar de acordo com o Word List of Scientific Periodicals ou Periodical Title Abbreviations.


16. O nome científico completo de uma espécie deve ser mencionado na introdução de cada artigo; depois deve ser abreviado o nome do gênero.


17. Os demais tipos de trabalhos, isto é, aqueles que não são nem artigo nem nota, devem seguir as mesmas recomendações para as partes que são comuns e ajustar por semelhança as partes distintas.


18. Possíveis questões jurídicas que possam surgir da cessão de matérias para a REVISTA BIODIVERSIDADE são de exclusiva responsabilidade de seu autor.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.