INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE: uma análise através da PINTEC
Palavras-chave:
Inovação Tecnológica, Meio Ambiente, Mudança Tecnológica, Tecnologia AmbientalResumo
O objetivo deste artigo é avaliar possíveis efeitos das mudanças tecnológicas implementadas pelas empresas brasileiras na mitigação de impactos negativos ao meio ambiente. Para isso foi analisada uma amostra das empresas que inovaram e os seus registros quanto ao consumo de matéria prima, energia elétrica e de água, utilizado-as como proxy de danos ambientais. A avaliação dos dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC 2005) sugere que as inovações relativas ao meio ambiente vem aumentando no país. Os resultados, obtidos por meio de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e por um modelo de Poisson, indicam que as inovações utilizadas, entre 2003-2005, reduziram o consumo de matéria-prima, energia elétrica e água. A conclusão geral é que parece ter aumentado a preocupação, no Brasil, na implementação de inovações que reduzam as pressões das atividades produtivas sobre o meio ambiente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.