Contexto de Trabalho: Uma Investigação entre Professores e Técnicos Administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior.
Palavras-chave:
ambiente de trabalho, gestão de pessoas, administração públicaResumo
O objetivo deste estudo é analisar o contexto de trabalho de um instituto que compõe uma instituição federal de ensino superior. Esse aspecto da atividade profissional reúne um conjunto de estratégias que possibilitam a mediação do trabalho, e compreendê-lo pode contribuir para criar condições que promovam um ambiente laboral moderno, produtivo e que proporcione bem-estar aos trabalhadores. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados, que foi organizado em três dimensões - Organização do Trabalho (OT), Condições de Trabalho (CT) e Relações Socioprofissionais do Trabalho (RSP) - conforme proposto por Ferreira e Mendes (2008). Este questionário foi aplicado em pesquisa de campo com a participação de 61 entrevistados em amostragem probabilística aleatória simples. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva e não paramétrica (Mann-Whitney) para sistematizar as informações. A avaliação geral revelou que as Relações Socioprofissionais do Trabalho (RSP) representaram a melhor dimensão do contexto de trabalho do instituto. A investigação identificou diferenças significativas entre a percepção de professores e técnicos administrativos, principalmente quanto ao ritmo de trabalho, utilização do material de consumo e presença de conflitos e disputas no ambiente de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.