Análise da Competitividade do Algodão Mato-Grossense no Cenário Internacional: 1999 a 2005
Resumo
A cultura do algodão Mato-grossense tem apresentado resultados importantes para o agronegócio brasileiro. Assim. o presente trabalho teve por objetivo principal analisar a competitividade do algodão de Maio Grosso no mercado internacional, no período de 1999 a 2005. Especificamente analisaram-se os fatores relevantes que influenciaram as exportações do algodão Mato-Grossense, bem como quantificou a Vantagem Comparativa Revelada de Mato Grosso frente aos países produtores de algodão. Optou-se pelo indicador de BALASSA com o objetivo de obter resultados abrangentes e precisos para uma análise mais aprofundada, com a criação de um cenário confiável para as interpretações sobre a competitividade do algodão Mato-grossense no comércio internacional. Através de dados sobre a produção, área colhida, produtividade e a exportação de algodão pôde-se constatar a importância dessa malvácea para o Estado de Mala Grosso, assim como para o país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.