POPULAÇÃO NEM-NEM: uma análise a partir dos dados da PNAD 2012
DOI:
10.19093/res4942Palavras-chave:
trabalho, educação, exclusãoResumo
Este trabalho objetivou estudar o subgrupo populacional dos jovens de modo que se possa identificar quem entre eles e por que estão na condição “Nem-Nem”. Especificamente, objetivou-se: identificar os aspectos gerais desta população comparando os resultados existentes para o caso do Brasil, América Latina e OCDE; identificar as principais características desta população e traçar um perfil desses jovens; comparar o perfil característico desses jovens, através dos dados da PNAD; e, mensurar as variáveis mais influentes à condição “Nem-Nem”. O estudo revelou que a grande maioria dos jovens que estão na condição Nem-Nem, são mulheres. O modelo probit foi utilizado e nas variáveis com influência negativa, ou seja, aquelas que influenciarão o indivíduo a não estar na condição estudada, estão a maioria das variáveis do modelo, sendo elas: “sexo”, “escolaridade”, “renda”, “ler/escrever”, “internet”, “desquitado”, “divorciado”, “solteiro”. As variáveis “idade”, “domestico”, “morar com a mãe”, “ter filho” e “cor branca” são as com influência positiva, aquelas que contribuirão para indivíduo estar na condição Nem-Nem.
Referências
CAMARANO, A. A.; KANSO, S. O que estão fazendo os jovens que não estudam e nem trabalham? Boletim Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise nº 53, Rio de Janeiro: IPEA, Novembro de 2012.
CAMARANO, A. A.; MELLO, J.L.; PASINATO, M.T.; KANSO, S. Caminhos para a vida adulta e as múltiplas trajetórias dos jovens brasileiros. Texto para discussão n. 1038. Rio de Janeiro: IPEA, 2004.
CAMARANO, Ana Amélia (Organizadora). Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? – Rio de Janeiro: IPEA, 2006. 332 p.: il.
CARDOSO, A. Juventude, Trabalho e Desenvolvimento: elementos para uma agenda de investigação. CADERNO CRH, Salvador: UFBA, v. 26, n. 68, p. 293-314, Maio/Ago. 2013.
CASTRO, J.A.; AQUINO, L.M.C.; ANDRADE, C.C. (orgs.) Juventude e políticas sociais no Brasil. Brasília: IPEA, 2009. 303 p.
COLES, B.; HUTTON, S.; BRADSHAW, J.; CRAIG, G.; GODFREY, C.; JOHNSON, J. Literature Review of the Costs of being Not in Education, Employment or Training at Age 16-18. Research Report, n. 347, Norwich : Queen’s Printer, Jun. 2002
CORSEUIL, C. H.; SANTOS, C.D. ; FOGUEL, M.N. Decisões críticas em idades críticas: A escolha dos jovens entre estudo e trabalho no brasil e em outros países da América Latina. Texto para discussão nº 797. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. 51 p.
DORSETT, R.; LUCCHINO, P. Snakes and ladders in the youth labour market. IFS-PEPA workshop "Applied policy evaluation, with a focus on dynamic issues and duration modelling", London: National Institute of Economic and Social Research, Jun. 2012. 40p.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios, Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
JACCOUD, L.; HADJAB, P.D.E.; ROCHET, J. A Política de Assistência Social e a Juventude: um diálogo sobre a vulnerabilidade social? In: CASTRO, J.A.; AQUINO, L.M.C.; ANDRADE, C.C. (org.). Juventude e Políticas Sociais no Brasil, Brasília: Ipea, 2009.
MDS - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Os Jovens que não estudam nem trabalham no Brasil: discussão conceitual, caracterização e evolução de 2001 a 2011. Estudo Técnico 03/2013. Brasília. 2013a. 22p.
MDS - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME. Os Jovens que não estudam nem trabalham no Brasil e o Bolsa Família. Estudo Técnico 15/2013. Brasília. 2013b. 22p.
MONTEIRO, J. Quem são os jovens Nem-Nem?: uma análise sobre os jovens que não estudam e não participam do mercado de trabalho. Texto para Discussão n.34, Rio de Janeiro: FGV-IBRE, Set. 2013.
MORESI, Eduardo (Organizador). Metodologia da Pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003. 108p.
OLIVEIRA, M. M. Modelos de escolha Binária. Faculdade de Economia do Porto, Portugal. 1998.
OECD, Education at a Glance 2012: OECD Indicators, OECD Publishing. 2012.
OIT. Trabajo Decente y Juventud en América Latina. 2013. Lima: OIT / Oficina Regional para América Latina y el Caribe, 2013, 288 p.
PARDO, M. S. Jóvenes que ni estudian ni trabajan: un riesgo para la cohesión social em America Latina. Conferencia sobre “Desarrollo, Cohesión Social y Democracia; Diálogos para una Agenda Latinoamericana”, CIEPLAN, Paraguay, Noviembre del 2010.
SILVA, P. L. N.; PESSOA, D.G.C. ; LILA, M.F. Análise estatística de dados da PNAD: incorporando a estrutura do plano amostral. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 7, n.4: 659-670, 2002.
TILLMANN, Eduardo André. Escolaridade, rendimentos e desigualdade de gênero entre os jovens no Brasil. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. 69f.
VIEIRA, Joice Melo. Transição para a vida adulta em São Paulo: Cenários e tendências sócio demográficas. Tese (Doutorado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009. 222 p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.