MATRIZ INSUMO-PRODUTO DE MATO GROSSO 2007: CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS
DOI:
10.19093/res.v13i26.470Resumo
O estado de Mato Grosso vem apresentando expressivas taxas de crescimento econômico nos últimos anos, de modo que a utilização da matriz insumo-produto, como estratégia de política econômica, representaria não somente a busca da manutenção desse crescimento econômico, mas a preocupação de que o mesmo se traduza em desenvolvimento sócio-econômico. Assim, o presente artigo tem como objetivo geral a apresentação das notas metodológicas de construção da matriz insumo-produto para o Mato Grosso, acompanhadas de uma análise geral da estrutura produtiva da economia do estado. Os principais métodos de análise utilizados no estudo foram os índices de ligações inter-setoriais, bem como os multiplicadores de emprego, renda e produção. Os resultados empíricos confirmaram a importância dos setores primários em termos de suas relações comerciais com as demais atividades, como forma de estimular o aquecimento da economia. Finalmente, através da análise dos multiplicadores, foi possível identificar a importância de diversos setores relacionados ao agronegócio, no que diz respeito às suas capacidades de geração direta e indireta de emprego e renda na economia.Downloads
Publicado
2014-08-09
Como Citar
Figueiredo, M. G. de, Guilhoto, J. J. M., Bonjour, S. C. de M., Detomini, E. R., Figueiredo, A. M. R., Ishii, K. S., Junior, W. C. de A., Leite, S. C. F., Silva, F. D. da S. e, & Souza, R. F. (2014). MATRIZ INSUMO-PRODUTO DE MATO GROSSO 2007: CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS. Revista De Estudos Sociais, 13(26), 49–73. https://doi.org/10.19093/res.v13i26.470
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.