Estudo da Concentração de Mercado ao Longo da Cadeia Produtiva da Soja no Brasil
DOI:
10.19093/res.v16i32.1853Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi mensurar a concentração de mercado ao longo da cadeia produtiva da soja. A partir dessas informações tornou-se possível avaliar se as estratégias para manter e ampliar o poder de mercado e a governança ao longo da cadeia produtiva da soja resultam em sucesso, captação do excedente do produtor rural de soja e competitividade da agroindústria processadora do grão. Neste contexto, foram calculados o Market Share, a Relação de Concentração e do Índice de Herfindahl-Hirschmann. Confirmou-se a hipótese de que o mercado que fornece insumos para os produtores rurais de soja está altamente concentrado. A hipótese de elevada concentração no segmento de aquisição e processamento da soja também foi confirmada. Concluiu-se que o produtor rural de soja encontra-se em situação de fragilidade econômica, pois: a) adquire insumos em mercado oligopolizado e vende a produção em mercado oligopsonizado; b) as empresas dominantes estão protegidas por barreiras à entrada. Diante deste cenário e das análises realizadas, cabe ao Estado brasileiro definir a forma de inserção dos agentes nacionais, em especial do produtor rural: se será caracterizado como um instrumento de acumulação do capital internacional ou se participará dos ganhos e se constituirá como agente de desenvolvimento regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.