A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Claudia Rocha Fonseca Souza claudia.rfsouza@yahoo.com.br
    Secretaria Municipal de Educação - Sete Lagoas- MG
  • Antônia Márcia Duarte Queiroz amdqueiroz@yahoo.com.br
    Unimontes- MG

Palavras-chave:

Meios de Comunicação. Ensino de Geografia. Contextualização

Resumo

Este artigo possui como objetivo demonstrar a utilização dos meios de comunicação, em especial das notícias publicadas nos jornais impressos no processo de ensino/aprendizagem de Geografia. Para que a sociedade da informação seja plural, inclusiva e participativa, na atualidade se faz necessário oferecer a todos os cidadãos, principalmente aos jovens, as competências para saber compreender a informação, ter uma análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Foi esta convicção que inspirou o artigo a seguir, o qual se justifica em apresentar algumas tendências atuais da interação mídia/educação na escola pública, seus conceitos e ações, na contribuição para um desenvolvimento pleno. A interação mídia/educação é importante porque vivemos num mundo onde as mídias estão sempre presentes, considerando sua importância na vida social, em particular na Geografia. A metodologia desenvolveu-se por meio de análise dos meios de comunicação, de sua influência no modo de vida da sociedade, análise da linguagem do texto jornalístico e de que maneira ele pode ser utilizado em sala de aula. Foi realizada uma atividade em sala de aula envolvendo notícias de jornal e o conteúdo de Geografia do Brasil contextualizando a notícia e o conteúdo geográfico que resultaram em aulas dinâmicas com intensa participação dos alunos.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

Souza, C. R. F., & Queiroz, A. M. D. (2012). A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. Revista Geoaraguaia, 2(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4807

Edição

Seção

Artigos