Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias

Autores

  • Jader Janer Moreira LOPES jjanergeo@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense http://www.uff.br

DOI:

10.29286/rep.v22i49/1.915

Palavras-chave:

Geografia. Infância. Crianças. Espacialidades.

Resumo

Este texto busca apresentar considerações sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Geografia da Infância e suas aproximações com as propostas metodológicas aí sistematizadas. Para isso faz um recorte dessa área de conhecimento, levantando não só as estratégias presentes em diferentes momentos, as bases epistemológicas que as fundamentaram, mas também as contribuições que a teoria histórico- cultural trouxe nos últimos anos.

Palavras-chave: Geografia. Infância. Crianças. Espacialidades.

Abstract

This paper discusses the research developed within the Geography of Childhood and their approaches to the systematic methodological proposals there. Makes a clipping of this area of knowledge, not only raising strategies gifts at different times, the epistemological basis that substantiated, but also the contributions that the cultural- -historical theory brought in recent years.

Keywords: Geography. Childhood. Children. Spatialities

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Biografia do Autor

Jader Janer Moreira LOPES, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado (Internationaler Promotions studien gang Erziehungswissenchaft/Psychologie – INEDD,
Universität Siegen, Alemanha). Professor da UFF, pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES. Professor do
programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação. Membro do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa,
Extensão e Estudos de Crianças de 0 a 6 anos, na linha de pesquisa “Infância e Cultura”. Universidade
Federal Fluminense, Faculdade de Educação. Campus Gragoatá; Departamento Sociedade, Educação e
Conhecimento, Laboratório de Ensino de Geografia, sala 210. São Domingos, CEP: 24020-200 - Niterói,
RJ. Tel: (21) 2629-2665. E-mail: <jjanergeo@gmail.com>.

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Publicado

2013-07-03

Como Citar

LOPES, J. J. M. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 283–294, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.915. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/915. Acesso em: 8 nov. 2024.