Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias

Autores

  • Jader Janer Moreira LOPES jjanergeo@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense http://www.uff.br

DOI:

10.29286/rep.v22i49/1.915

Palavras-chave:

Geografia. Infância. Crianças. Espacialidades.

Resumo

Este texto busca apresentar considerações sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Geografia da Infância e suas aproximações com as propostas metodológicas aí sistematizadas. Para isso faz um recorte dessa área de conhecimento, levantando não só as estratégias presentes em diferentes momentos, as bases epistemológicas que as fundamentaram, mas também as contribuições que a teoria histórico- cultural trouxe nos últimos anos.

Palavras-chave: Geografia. Infância. Crianças. Espacialidades.

Abstract

This paper discusses the research developed within the Geography of Childhood and their approaches to the systematic methodological proposals there. Makes a clipping of this area of knowledge, not only raising strategies gifts at different times, the epistemological basis that substantiated, but also the contributions that the cultural- -historical theory brought in recent years.

Keywords: Geography. Childhood. Children. Spatialities

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jader Janer Moreira LOPES, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado (Internationaler Promotions studien gang Erziehungswissenchaft/Psychologie – INEDD,
Universität Siegen, Alemanha). Professor da UFF, pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES. Professor do
programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação. Membro do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa,
Extensão e Estudos de Crianças de 0 a 6 anos, na linha de pesquisa “Infância e Cultura”. Universidade
Federal Fluminense, Faculdade de Educação. Campus Gragoatá; Departamento Sociedade, Educação e
Conhecimento, Laboratório de Ensino de Geografia, sala 210. São Domingos, CEP: 24020-200 - Niterói,
RJ. Tel: (21) 2629-2665. E-mail: <jjanergeo@gmail.com>.

Referências

BEHNKEN, Imbke; ZINNECKER, Jürgen. Narrative Landkarten -

Ein Verfahren zur Rekonstruktion aktueller und biographisch erinnerter Lebensräume. In: FRIEBERTSHÄUSER, Barbara; LANGER, Antje; PRENGEL, Annedore. (Hrsg.). Handbuch Qualitative Forschungsmethoden in der

Erziehungswissenschaft. Weinheim und München: Juventa Verlag, 1997, 2010.

BUTTIMER, Ana. Aprendendo o dinamismo do mundo vivido. In:

CRISTOFOLETTI, Antonio. (Org.). Perspectivas da Geografia. São

Paulo: Difel, 1982.

CLAVAL, P. A evolução recente da geografia cultural francesa. Geosul, Florianópolis, v. 18, n. 35, 2003.

CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito-chave da geografia. In: CASTRO I. E.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 15-47.

GOULD, Peter; WHITE, Rodney. Mental maps. London: Penguin, 1974.

LOPES, Jader J. M. A criança e sua condição geográfica: contribuições da

Geografia da Infância. O Social em Questão, Ano XX, n. 21. Rio de Janeiro, Puc-Rio, Dep. Serviço Social, 2009.

______. É coisa de criança: reflexões sobre geografia da infância e suas possíveis contribuições para pensar as crianças. In: VASCONCELLOS, Tânia de. Reflexões

sobre infância e cultura. Niterói: EDUFF, 2008.

______. Mapas narrativos e espaços de vivências: cartografando os lugares de infância In: LOPES, Jader Janer M.; ANDRADE, Daniela B. S. Freire (Org.).

Infância e Crianças: lugares em diálogos. Cuiabá: EDUFMT, 2012a.

______. Os bebês, as crianças pequenas e suas condições histórico-geográficas: algumas notas para o debate teórico-metodológico. Educação em Foco, Juiz de

Fora, edição Espacial, agosto de 2012b.

LOPES, Jader J. M.; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da Infância: reflexões sobre uma área de pesquisas e estudos. Juiz de Fora: FEME/UFJF, 2005.

LOWENTHAL, David. Geografia, experiência e Imaginação: em direção a uma epistemologia geográfica. In: CRISTOFOLETTI, Antonio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.

LYNCH, Kevin. The Image of the City. Cambridge: M. I. T. Press, 1960.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

PROUT, A.; JAMES, A. Constructing and Reconstructing Childhood: Contemporary Issues in the Sociology of Childhood. London: Routlege Falmer, 1990.

QVORTRUP, Jens. Nine Theses about “Childhood as a Social Phenomeno”. Eurosocial Report Childhood as a Social Phenomenon: Lessons from an International Project, n. 47, 1993, p. 11-18.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia. São Paulo: Difel, 1980.

______. Geografia Humanística. In: CRISTOFOLETTI, Antonio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor y A. Machado Libros, 2006.

VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia.

PSICOLOGIA USP, São Paulo, 2010, 21(4), 681-701.

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

LOPES, J. J. M. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, p. 283–294, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i49/1.915. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/915. Acesso em: 23 abr. 2024.