Residência pedagógica: afinal, o que é isso?

Autores

  • Juliana Batista FARIA filarrudamonteiro@gmail.com
    Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.
  • Júlio Emílio Diniz-PEREIRA rep@ufmt.br
    Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG

DOI:

10.29286/rep.v28i68.8393

Palavras-chave:

Residência pedagógica. Residência docente. Residência educacional. Imersão docente.

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que buscou compreender a temática da residência pedagógica no cenário educacional brasileiro, tomando por base um levantamento de pesquisas, projetos de lei e experiências envolvendo algum tipo de formação prática de professores que tenha sido inspirada por alguma ideia de residência pedagógica. De modo geral, a ideia de residência pedagógica faz menção à residência médica na formação complementar dos cursos de Medicina. No Brasil, essa ideia também pôde ser encontrada no uso de expressões como residência educacional, residência docente e imersão docente, aplicando-se tanto à formação continuada quanto à formação inicial de professores.

 

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Biografia do Autor

Juliana Batista FARIA, Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

Júlio Emílio Diniz-PEREIRA, Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG

Doutor (Ph.D) em Educação pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da CAPES – Nível 2.

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

FARIA, J. B.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 333–356, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8393. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393. Acesso em: 25 dez. 2024.