Emissão de CO2 Derivado do Consumo de Combustíveis no Brasil e Mato Grosso entre 2000 e 2008: Biocombustíveis como estratégia de ajustamento a uma economia de baixo carbono
Resumen
O principal objetivo deste trabalho foi estimar o nível da emissão de gases de efeito estufa (GEE) per capita a partir do consumo de combustíveis fósseis e renováveis no Brasil e no estado de Mato Grosso entre os anos de 2000 e 2008, buscando perceber uma possível redução de externalidades negativas e uma tendência de ajustamento a uma economia de baixo carbono. Uma vez reconhecido o nível da emissão de GEE, a emissão per capita foi estimada com base na população total e a população economicamente ativa (PEA) efetiva ocupada brasileira e matogrossense estimada pelo IBGE. Utilizando a base de dados de consumo de combustíveis da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi empregado o Método “Top-Down” para estimar a emissão de CO2 dos combustíveis. A emissão de GEE foi contrastada com a população total e PEA efetiva ocupada, criando assim o indicador de emissão de CO2 per capita. Os resultados mostram, a partir das políticas de incentivo a combustíveis que permitem mitigar GEE, que a matriz energética matogrossense e brasileira estão tornando-se mais limpas durante o período analisado, principalmente após o incentivo em adaptar os motores veiculares a biocombustíveis e da mistura percentual dos combustíveis exauríveis com renováveis, tanto etanol na gasolina quanto biodiesel no óleo diesel.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes termos:
- Autores mantienen derechos autorales y conceden a la revista el derecho de publicarla primero, con el artículo simultáneamente licenciado bajo la Atribución de Licensia Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales simultáneamente, para distribución no-exclusiva de la versión del artículo publicada en esta revista (ex.: para publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son incentivados a publicar y distribuir su trabajo online (ex.: en repositorios institucionales o en sus propias páginas personales) a cualquiera momento antes o durante el proceso editorial, dado que eso puede generar cambios productivos, además de aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.