Mapeamento de Empresas Industriais no Estado de Mato Grosso
Resumo
O presente estudo objetivou mapear potenciais Arranjos Produtivos Locais (APLs) Industriais no estado de Mato Grosso, por meio de dados quantitativos de Unidades Empresariais e Industriais, obtidos pelo Banco de Dados da JUCEMAT – Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2013. Foi adotado como metodologia de identificação de APLs potenciais o Coeficiente Locacional (QL). A partir dos dados, foram feitas análises buscando evidenciar as aglomerações industriais dentre o universo total de empresas distribuídas entre os 141 municípios mato-grossenses. Os resultados indicaram cerca de 70 municípios potenciais especialistas em indústria extrativa no período entre 2010 e 2013, sendo que 14 foram classificadas no 1º quartil dos municípios com QL>1 em todo o período. Além disso, cerca de 68 municípios apresentaram QL>1 para indústria de transformação e 12 locais encontram-se no 1º quartil deste grupo no período 2010-2013. De forma geral, a mesorregião Norte Mato-grossense apresentou maior aglomeração de municípios especializados em indústria, indicando potencial de adensamento produtivo. Em que pese a reduzida participação da indústria extrativa no PIB regional, o número de empreendimentos extrativos cresceu a uma taxa geométrica de 3,88% ao ano entre 2010 e 2013, frente a uma expansão de 4,64% de todo o tecido empresarial e de 0,22% das indústrias transformadoras no mesmo período. Concluem-se da necessidade de criação de mecanismos de atratividade e adensamento dos APLs potenciais industriais, aproveitando o nível de especialização existente para que haja maior agregação de valor dos produtos agropecuários de Mato Grosso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.