Panorama da Cadeia Produtiva da Suinocultura no Estado de Mato Grosso
DOI:
10.19093/res.v18i36.3443Palavras-chave:
Agronegócio, Tipos de Granjas, Sistemas de produçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo geral descrever a cadeia produtiva da suinocultura no estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada buscou detalhar a cadeia produtiva da suinocultura através de dados fornecidos da pesquisa de campo da ACRISMAT realizada em 2010, aplicada diretamente com 81 produtores e 09 frigoríficos. Em complemento foram entrevistados representantes de cooperativas deste segmento, no ano de 2014. A ACRISMAT considerou como amostra as microrregiões com maior representatividade no Estado, utilizando a metodologia rapid appraisal para a escolha dos entrevistados nestas microrregiões. Durante a análise da cadeia produtiva, observou-se que o Sistema Intensivo de Suínos Confinados (SISCON), é encontrado em 95% das granjas do estado, no ano de 2010. Com relação aos tipos de granja dados apontam que 32% das granjas são do tipo CC, 17% do tipo UPL e 48% do tipo UT nas principais regiões produtoras, de suínos do estado de Mato Grosso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.