COLETA DE EXTRATO PIROLENHOSO NA INDÚSTRIA CARVOEIRA

Autores

  • Marcelo Elias dos Santos santosmarceloelias@gmail.com
    FEA-RP
  • Gilberto Sisto Fernández gilberto@unemat.br
    UNEMAT
  • Sonia Valle Walter Borges de Oliveira soniavw@terra.com.br
    FEA-RP

Palavras-chave:

Carvão vegetal, ácido pirolenhoso, aproveitamento industrial.

Resumo

A obtenção de alguns produtos originados a partir da carbonização da madeira tem permitido aumentar a rentabilidade da produção de carvão vegetal com subprodutos de grande importância comercial como o extrato pirolenhoso, alcatrão e gases não condensáveis. O presente estudo mostra o potencial que possui a indústria de carvão vegetal do Brasil como fonte para coleta do extrato pirolenhoso. Para confirmar o potencial de coleta de extrato pirolenhoso que possui a atividade na região foram visitadas três diferentes indústrias no Estado de Mato Grosso. Nossos resultados indicam que as carvoarias utilizam durante um ano 46.800 m³ de resíduos sólidos procedentes da indústria madeireira com o qual poderiam ter coletado 280.800 l/ano de extrato pirolenhoso. Com base em uma projeção estimativa, estas mesmas empresas poderiam alcançar uma produção de 187.200 l de alcatrão e 2.340 m³ de munha. A produção de subprodutos da indústria carvoeira requer estudos de longo prazo para alcançar conclusões acertadas sobre seu futuro no Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Elias dos Santos, FEA-RP

Possui Mestrado em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Mato Grosso e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Gilberto Sisto Fernández, UNEMAT

Possui graduação em Ciências Econômicas - Universidad de la Habana (1977) e doutorado em Ciências Econômicas - Universidad de la Habana República de Cuba (1991), reconhecido e validado pela UnB no mês de Setembro de 2006. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Pesquisa Operacional, Métodos Quantitativos e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: logística agroindústrial, programação, otimização e simulação.

Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, FEA-RP

Possui Livre-docência em Administração Geral pela FEA-RP-USP, Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Atualmente é professora associada da FEA-RP da Universidade de São Paulo e Assessora Científica da FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teorias da Administração, Planejamento Estratégico e Tomada de Decisâo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de esgoto sanitário, energias alternativas e ecoeficiência.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Como Citar

Santos, M. E. dos, Fernández, G. S., & Oliveira, S. V. W. B. de. (2014). COLETA DE EXTRATO PIROLENHOSO NA INDÚSTRIA CARVOEIRA. Revista De Estudos Sociais, 13(25), 22–30. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/269

Edição

Seção

Artigos