Aliança estratégica como forma de incrementar o poder de mercado de agrodistribuidores

Autores

  • Ana Paula Bagaiolo Moraes apbagaiolomoraes@gmail.com
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcelo Elias dos Santos santosmarceloelias@gmail.com
    Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)
  • Lara Bartocci Liboni lara.liboni@gmail.com
    Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)

DOI:

10.19093/res7448

Palavras-chave:

Aliança estratégica, Cooperação, Agrodistribuidores, SWOT

Resumo

As mudanças de mercado incentivam os agrodistribuidores a experimentarem novas configurações e fazem da cooperação uma necessidade para o agronegócio. Um comportamento esperado é a formação de alianças com concorrentes para ampliar a atuação no mercado. Diante disso, este artigo teve como objetivo analisar a fusão empresarial entre dois agrodistribuidores situados no Estado de Minas Gerais do ponto de vista do posicionamento e poder de mercado aplicando a matriz SWOT. Para tanto, optou-se por um estudo de caso de caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo que teve como fonte de dados entrevistas e documentos. Após realizar o diagnóstico com a matriz SWOT os dados das revendas foram interpretados com a análise relacional. Os resultados demonstram que a aliança é uma estratégia importante para conservar recursos, dividir riscos, disponibilizar novas informações, aumentar o poder de negociação com fornecedores e aumentar o acesso a clientes por segmento. Além disso, ficou claro que não explorar o mercado de silagem pode ser uma ameaça e o posicionamento dos fornecedores em relação a nova constituição do grupo uma oportunidade. Destacaram-se ainda o potencial das ferramentas gerenciais e a necessidade de desenvolver indicadores para o processo de fusão, com o objetivo de antecipar novas aquisições no setor.

Biografia do Autor

Ana Paula Bagaiolo Moraes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Marcelo Elias dos Santos, Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)

Doutorando em Administração de Organizações pela FEA-RP-USP

Lara Bartocci Liboni, Universidade de São Paulo (FEA-RP-USP)

Professora Associada do Departamento de Administração, da FEA-RP-USP

Referências

ALMEIDA, F. L.; FILHO, C. A. P. M. Sharing competences in strategic alliances: a case study of the Cosan and Shell biofuel venture. R. Adm., São Paulo, v. 48, n. 2, pp. 359-374, 2013.

CÁRDENAS, L. Q.; LOPES, F. D. A formação de alianças estratégica: uma análise teórica a partir da teoria da dependência de recursos e da teoria dos custos de transação. Cadernos Ebape, BR, v. 4, n. 2, 2006.

CELARO, C. A.; MACEDO-SOARES, T. D. L. v. A. Alianças estratégicas no setor de autopeças: o caso Forjas Brasileiras. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 5, p. 2, 2007.

COASE, R. H. The nature of the firm. Economica, v. 4, n. 16, pp. 386-405, 1937.

DAVIS, J. H., GOLDBERG, R. A. A. Concept of agribusiness. pp. 136. Boston: Division of Research, Graduate School of Business Administration,Harvard University, 1957.

DOUGLAS, S. P.; CRAIG, C. S. Global marketing strategy. New York: McGraw-Hill, 1995.

EIRIZ, V. Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas. RAC, v. 5, n. 2, pp. 65-90, 2001.

FREITAS, W. R. S.; JABBOUR, C. J. C. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, pp. 07-22, 2011.

GULATI, R. Alliances and networks. Strategic Management Journal, v. 19, Special Issue: Editor’s Choice, p. 293-317, 1998.

GULATI, R.; NOHRIA, N.; ZAHEER, A. Strategic Networks. Strategic Management Journal, v. 21, p. 203-215, 2000.

HAGEDOORN, J.; NARULA, R. Choosing organizational modes of strategic technology partnering: international and sectoral differences. Journal of International Business Studies, p. 265-284, Second Quarter, 1996.

KLOTZLE, M. C. Alianças estratégicas: conceito e teoria. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 85-104, 2002.

LIMA, F. G. S. N.; FILHO, L. A. N. C. Mapeamento do Estudo Contemporâneo em Alianças e Redes Estratégicas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, n. 31, pp. 168-82, 2009.

LEWIS, J. D. Alianças estratégicas: estruturando e administrando parcerias para o aumento da lucratividade. São Paulo: Pioneira, 1992.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MARINO, M. K.; CÔNSOLI, M. A. Perspectivas da distribuição de insumos agrícolas no brasil. 2014. Disponível em: <http://www.agrodistribuidor.com.br/publicacao.php?id_item=255>. Acesso em 06 jun 2018.

PISANO, G.; TEECE, D. J. Collaborative Arrangements and Global Technology Transfer Strategy: some evidence from the telecommunications equipment industry. Research on Technological Innovation, Managment and Policy, v. 4, pp. 227-256, 1989.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para a análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PORTER, M. E. Cluster e competitividade. HSM Management, v. 3, n. 15, p. 15-25, 1999.

SOUZA E SOUZA, L. P. et al. Matriz swot como ferramenta de gestão para melhoria da assistência de enfermagem: estudo de caso em um hospital de ensino. Revista Eletronica Gestão & Saúde, v. 4, n. 1, p. 1633-1643, 2013.

TAUHATA, T. L.; MACEDO-SOARES, T. D. L. v. A. Redes e alianças estratégicas no Brasil: Caso CVRD. RAE-Eletrônica, v. 3, n. 1, 2004.

TEECE, D. J. Competition, cooperation, and innovation: organizational arrangements for regimes of rapid technological progress. Journal of Economic Behavior and Organization, v. 18, p. 1-25, 1992.

THORELLI, H. B. Networks: between markets and hierarchies. Strategic Management Journal, v. 7, n. 1, pp. 37-51, 1986.

TROCCOLI, I. R.; MACEDO-SOARES, T. D. L. v. A. Análise Estratégica sob a Ótica Relacional: Enfocando Grupos e Blocos Estratégicos. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 55-78, 2004.

YOSHINO, M. Y.; RANGAN, U. S. Strategic alliances: an entrepreneurial approach to globalization. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1995.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Moraes, A. P. B., Santos, M. E. dos, & Liboni, L. B. (2020). Aliança estratégica como forma de incrementar o poder de mercado de agrodistribuidores. Revista De Estudos Sociais, 21(43), 28–44. https://doi.org/10.19093/res7448

Edição

Seção

Artigos