Pecuária Sustentável: Uma Alternativa Para a Conservação do Pantanal no Estado de Mato Grosso
Palavras-chave:
Bioma, Biodiversidade, Uso da terraResumo
O Pantanal é um importante bioma de Mato Grosso, cujas atividades antrópicas ameaçam seu equilíbrio natural, dentre elas o desenvolvimento da pecuária bovina expansiva e intensiva, com introdução de espécies de forrageiras exóticas, visando o aumento da produtividade. Este estudo objetivou, por meio de revisão bibliográfica, investigar a ameaça provocada pela expansão da pecuária bovina na região do pantanal Mato-grossense ao longo dos anos, assim como promover a discussão sobre alternativas viáveis para um modelo de desenvolvimento sustentável. A análise da expansão da atividade e revisão de estudos de viabilização do aproveitamento da vegetação nativa evidenciou que é possível minimizar os impactos negativos da pecuária bovina no Pantanal através do pastoreio aliado ao aproveitamento da pastagem nativa, a suplementação alimentar e o manejo adequado. Assim como a utilização de rebanho proveniente de melhoramento genético que se adapte às condições ambientais e a implementação de políticas públicas sobre a importância da conservação da biodiversidade no planejamento e construção de programas de incentivos.Downloads
Publicado
2015-07-13
Como Citar
Aquino, H. R. R. C. de, Neves, S. M. A. da S., Galvanin, E. A. dos S., Nascimento, D. de L., & Vasconcelos, T. (2015). Pecuária Sustentável: Uma Alternativa Para a Conservação do Pantanal no Estado de Mato Grosso. Revista De Estudos Sociais, 17(34), 171–180. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2599
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.