Análise e Previsões das Ações Antrópicas para a Bacia do Rio do Sangue - Mato Grosso/Brasil
Palavras-chave:
Desmatamento, geotecnologia, uso da terra.Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar e realizar previsões da intensidade da transformação antrópica na Bacia do rio do Sangue – Mato Grosso. As imagens Landsat-5 para os anos de 1990, 2000 e 2010, foram georreferenciadas, classificadas e processadas no software Spring e as classes temáticas foram quantificadas no software Arcgis. O grau de antropização foi verificado através do Índice de Transformação Antrópica. Foi realizada uma análise de regressão a fim de obter as previsões para o índice de transformação antrópica a cada cinco anos até 2050. Os resultados permitiram constatar que todas as classes sofreram alteração durante os 20 anos analisados, com o aumento da pastagem, agricultura, massas d’água e outros usos antrópicos; e diminuição da vegetação natural. Verificou-se um aumento do nível de antropização, passando de pouco degradado em 1990 para regular em 2000 e 2010. De acordo com a regressão aplicada o nível de transformação antrópica na bacia se manterá no estado regular até 2040, passando para degradado em 2045.Downloads
Publicado
2015-07-13
Como Citar
Cocco, J., Ribeiro, H. V., Galvanin, E. A. dos S., & Nascimento, D. de L. (2015). Análise e Previsões das Ações Antrópicas para a Bacia do Rio do Sangue - Mato Grosso/Brasil. Revista De Estudos Sociais, 17(34), 52–63. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2588
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.