Cultura Associativa: A Gênese do Cooperativismo Agropecuário da Mesorregião Oeste Paranaense

Autores

  • Ednilse Maria Willers Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo
  • Erneldo Schallenberger

Palavras-chave:

Cultura. Identidade. Cooperativismo. Colonos. Oeste do Paraná

Resumo

O objetivo deste artigo é publicizar parte de minha tese de doutorado. Essa tese teve por objetivo geral analisar e compreender a gênese do cooperativismo agropecuário da mesorregião Oeste paranaense a partir da cultura associativa de seus fundadores. Para este artigo abordou-se: a) parte do referencial teórico pautado no conceito da cultura associativa e; b) no quadro de análise pautado no processo de formação e colonização da mesorregião Oeste paranaense, seguido do processo histórico de fundação das cooperativas agropecuárias selecionadas: Copacol, C.Vale, Lar, Coopavel e Copagril. A metodologia adotada partiu da abordagem qualitativa, a partir da premissa descritivo-explicativa.  Como fonte de dados utilizou-se dados secundários. Como resultado constatou-se que a gênese das cooperativas em estudo se deu em função das necessidades sociais dos sujeitos, dos colonos que as fundaram. A cultura associativa resgatada por meio das memórias desses colonos tornou-se o marco cultural, mantido e reproduzido pela estrutura comunitária desses colonos. A dinâmica de convivência coletiva e as relações comunitárias mantiveram-se independentes das mudanças macroeconômicas do país. Foi esse espírito gregário, entranhado na estrutura social dos migrantes que colonizaram a mesorregião Oeste paranaense, o norteador das iniciativas de cooperação que desencadearam nas associações de produtores, e essas, nas cooperativas agropecuárias em estudo.

Biografia do Autor

Ednilse Maria Willers, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo

Doutora e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduada em Secretariado Executivo. Professora Adjunto da Unioeste, Campus de Toledo. Atua nas áreas de Secretariado Executivo e de Economia Regional.Professora membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo (GPSEB) e do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC). Possui 4 capítulos de livro e 2 livros publicados.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6367155125312713

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Willers, E. M., & Schallenberger, E. (2015). Cultura Associativa: A Gênese do Cooperativismo Agropecuário da Mesorregião Oeste Paranaense. Revista De Estudos Sociais, 17(35), 161-185. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2578

Edição

Seção

Artigos