Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA): O Caso dos Produtores de Ibicaraí-BA
Palavras-chave:
Política Agrícola, Agricultura Familiar, AgronegócioResumo
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para os agricultores do município de Ibicaraí – Bahia em 2010. A metodologia baseou-se numa pesquisa exploratória. Os dados são primários obtidos através de um questionário direcionado aos agricultores de Ibicaraí. Foi analisado o perfil dos agricultores e realizada uma análise econômica por meio dos indicadores lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno do capital investido. Com base nos resultados constatou-se que houve redução da lucratividade, aumento da rentabilidade dos agricultores, redução do tempo de retorno do capital investido, melhoria no preço dos produtos e o sistema tecnológico permaneceu o mesmo para a maioria dos agricultores. Concluiu-se que o PAA teve resultados econômicos favoráveis para os agricultores de Ibicaraí.Downloads
Publicado
2015-06-29
Como Citar
Queiroz Santos, S. R., Soares, N. S., & Benavides, Z. A. C. (2015). Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA): O Caso dos Produtores de Ibicaraí-BA. Revista De Estudos Sociais, 17(33), 161–182. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2119
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.