Determinantes da Oferta de Exportação de Papel no Brasil
DOI:
10.19093/res.v18i36.3292Palavras-chave:
Modelo VEC. Análise de sensibilidade. Setor FlorestalResumo
O segmento brasileiro de celulose e papel no Brasil possui uma posição de destaque no cenário nacional e internacional, contribuindo para a geração de empregos, impostos e divisas. O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de celulose. Porém, as exportações nacionais de papel não são representativas como a de celulose. O Brasil foi o décimo quarto exportador mundial de papel, em 2014. Objetivou-se analisar a oferta de exportação de papel no Brasil, utilizando o método de Autorregressão Vetorial com Correção de Erros – VEC. Os resultados mostram que existe uma forte dependência das exportações do papel brasileiro em relação às variações na produção nacional de papel, no consumo, preço interno e taxa de câmbio.
Downloads
Publicado
2016-06-27
Como Citar
Santos, R. Q., Soares, N. S., & de Sousa, E. P. (2016). Determinantes da Oferta de Exportação de Papel no Brasil. Revista De Estudos Sociais, 18(36), 88–106. https://doi.org/10.19093/res.v18i36.3292
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.