Papéis Masculinos na Propaganda
Resumo
Grandes transformações ocorreram na sociedade nos últimos tempos no que diz respeito aos papéis sociais de homens e de mulheres. As mulheres vêm conseguindo alcançar posições de destaque em vários setores e, ao mesmo tempo aparece um novo homem com comportamentos, atitudes, expectativas, desejos e necessidades totalmente novos. O objetivo deste ensaio é buscar identificar esses novos papéis masculinos e a nova imagem do homem refletida em mensagens publicitárias. Para tal, analisam-se alguns anúncios destinados especificamente ao homem, e em comunicações de produtos não necessariamente dirigidos a esse público. A análise dos anúncios toma como instrumento a antropologia, ao investigar o simbolismo subjacente às mensagens e imagens veiculadas nos anúncios publicitários. Observa-se que os papéis sexuais de homens e mulheres não possuem mais uma fronteira tão claramente delimitada e várias peças apresentam homens promovendo produtos ligados ao universo feminino com comportamentos esperados do papel feminino. Assiste-se a um momento de profunda transição entre o sistema tradicional de papéis sexuais e algo novo que ainda não parece completamente definido, mas onde a rigidez da fronteira entre o que significa ser homem e o que significa ser mulher já começou a se desfazer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.