Papéis Masculinos na Propaganda

Autores

  • Fátima Cristina Trindade Bacellar resuploader@hotmail.com
  • Ana Akemi Ikeda resuploader@hotmail.com

Resumo

Grandes transformações ocorreram na sociedade nos últimos tempos no que diz respeito aos papéis sociais de homens e de mulheres. As mulheres vêm conseguindo alcançar posições de destaque em vários setores e, ao mesmo tempo aparece um novo homem com comportamentos, atitudes, expectativas, desejos e necessidades totalmente novos. O objetivo deste ensaio é buscar identificar esses novos papéis masculinos e a nova imagem do homem refletida em mensagens publicitárias. Para tal, analisam-se alguns anúncios destinados especificamente ao homem, e em comunicações de produtos não necessariamente dirigidos a esse público. A análise dos anúncios toma como instrumento a antropologia, ao investigar o simbolismo subjacente às mensagens e imagens veiculadas nos anúncios publicitários. Observa-se que os papéis sexuais de homens e mulheres não possuem mais uma fronteira tão claramente delimitada e várias peças apresentam homens promovendo produtos ligados ao universo feminino com comportamentos esperados do papel feminino. Assiste-se a um momento de profunda transição entre o sistema tradicional de papéis sexuais e algo novo que ainda não parece completamente definido, mas onde a rigidez da fronteira entre o que significa ser homem e o que significa ser mulher já começou a se desfazer.

Downloads

Publicado

2011-05-10

Como Citar

Bacellar, F. C. T., & Ikeda, A. A. (2011). Papéis Masculinos na Propaganda. Revista De Estudos Sociais, 7, 85–105. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/208

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)