Elaboração de um Briefing de Pesquisa de Marketing

Autores

  • Ana Akemi Ikeda resuploader@hotmail.com
  • Fátima Cristina Trindade Bacellar resuploader@hotmail.com

Resumo

Em muitas ocasiões, executivos de marketing ficam desorientados ao serem solicitados a redigir um briefing de pesquisa. Entre diversos motivos, isso ocorre pelo desconhecimento do assunto; por não ser uma prática comum nas organizações – apesar de altamente recomendável - pela inexistência de documentos ou guias que o auxiliem a elaborar o documento; pela parca literatura a respeito; e pela responsabilidade e compromisso de elaborá-lo, gerando insegurança em relação às informações que se deve buscar e a quem recorrer. Este trabalho busca preencher algumas dessas lacunas; define o que é, ressalta algumas utilidades e faz sugestão para a redação e conteúdo do briefing. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o assunto. Ao final, são feitas recomendações e considerações gerais para a contratação de uma pesquisa pela organização.

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Publicado

2011-05-10

Como Citar

Ikeda, A. A., & Bacellar, F. C. T. (2011). Elaboração de um Briefing de Pesquisa de Marketing. Revista De Estudos Sociais, 6, 131–145. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/203

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