Breve Estudo da Inflação no Brasil: Uma Crítica à Atual Política Monetária do Brasil
Resumo
O presente estudo busca primeiramente conceituar um dos fenômenos mais estudado nas ciências econômicas que é a inflação. Feito tal conceituação foi realizado uma pesquisa dos principais tipos de inflação e aquelas que estão mais ligadas com o processo inflacionário brasileiro. Com isso foi possível identificar quais os tipos de inflação que afeta a economia brasileira atualmente e quais as políticas que estão sendo adotadas pelo governo para conter o crescimento inflacionário. Posteriormente foi realizada uma abordagem das variáveis causadoras dessas inflações e a constatação da saturação da atual política monetária praticada pelo governo federal. A constatação de tal saturação levou a compreensão de que tais políticas não estão mais realizando uma resolução de problemas inflacionários e sim amenizando e controlando o fenômeno. Por fim foi proposto, através da ótica da escola pós-keynesiana, as principais medidas que o governo poderia adotar para obter resultados mais satisfatórios concernentes ao controle inflacionárioDownloads
Como Citar
Vieira, A. N. de C. (2014). Breve Estudo da Inflação no Brasil: Uma Crítica à Atual Política Monetária do Brasil. Revista De Estudos Sociais, 15(30), 131–148. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2049
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.