PRODUÇÃO DE LIXO NA FLORESTA: UM NOVO OLHAR PARA AS FLORESTAS ACREANAS
Resumo
A Revolução Industrial iniciou um longo processo de alteração na produção de mercadorias e consequentemente nos padrões de consumo mundial. Devido os grandes investimentos em tecnologia, a oferta e demanda de bens atinge grandes proporções. Esse processo contínuo passou por várias modificações e aperfeiçoamentos, mas sempre com um crescimento da quantidade de mercadorias. As grandes indústrias hoje alcançam lugares antes inimagináveis para ofertar o seu produto e influenciar as decisões do consumidor. Com o apoio da mídia, propagam-se os padrões de consumo dos países desenvolvidos nos lugares mais remotos, como no interior das florestas. O exacerbado consumo de bens nessas localidades leva a um problema antes característico do meio urbano: o destino dos resíduos oriundos do consumo. O objetivo deste trabalho é avaliar a geração e destino do lixo nas florestas acreanas. Para tanto, utilizaram-se materiais e métodos desenvolvidos pelo projeto ASPF, capitaneado pelo Departamento de Economia da UFAC. Assim, observou-se uma preocupante elevação da produção de lixo na floresta acreana, que pode contribuir para aumentar a degradação ambiental, colocando em xeque a sustentabilidade do sistema em questão.Downloads
Publicado
2014-08-09
Como Citar
Maciel, R. C. G., Souza, E. F. de, Rossetto, A. C. F., Souza, G. E. de A. B., & Gusmão Junior, V. A. (2014). PRODUÇÃO DE LIXO NA FLORESTA: UM NOVO OLHAR PARA AS FLORESTAS ACREANAS. Revista De Estudos Sociais, 14(27), 28–44. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/1816
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.