A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DIANTE DAS POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DOS NOVOS MEIOS DE PAGAMENTOS
UM ESTUDO EM VALENÇA DO PIAUÍ-PI
DOI:
https://doi.org/10.30781/v9i1.16823Palavras-chave:
Meios de pagamento, Potencialidade, Limitações, Consumidores, PercepçãoResumo
O trabalho objetiva analisar a percepção dos consumidores diante das potencialidades e as limitações do os novos meios de pagamentos em Valença do Piauí/PI. Nesta pesquisa, utilizou-se um estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa. A amostra do estudo é constituída por 100 participantes, sendo elas acima de 18 anos, que movimentam de alguma maneira a economia da cidade de Valença do Piauí/PI. Os dados foram coletados através de um questionário online enviado aos participantes pelo Google Formulários. Conclui-se que as potencialidades e limitações dos novos meios de pagamentos está ligada diretamente com o dia a dia das pessoas. O dinheiro em espécie foi a principal forma de pagamento utilizada, seguido pelo Pix, e todos os participantes da pesquisa se dizem satisfeitos com o método que utilizam. O motivo da escolha dos determinados tipos de pagamento é principalmente pela praticidade, além da segurança, velocidade e conveniência.
Downloads
Referências
ARAUJO, Henrique Sena. A eletronização dos meios de pagamentos e os determinantes para o seu desenvolvimento. 2018. 41f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Getúlio Vargas, Escola de Pós- Graduação em Economia, Rio de Janeiro. Dispinivel em:< https://www.rtm.net.br/desafios-dos-meios-de-pagamento/> Acesso em: 21/5/2022
CARR, M. (2007). Mobile payment systems and services: an introduction. http://www.academia.edu/2563249/Mobile_Payment_Systems_and_Services_An_Introductio n.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES E LOJISTAS. Crescimento dos meios de pagamento em virtude do Covid-19. CNDL, 2021. Disponível em: https://site.cndl.org.br/vamos-falar-sobre-meios-de-pagamento/
CHUN, S-H. (2019). E-Commerce Liability and Security Breaches in Mobile Payment for eBusiness Sustainability. Sustainability, v. 11, p. 1-18.
DINIZ, Eduardo Henrique. Comércio eletrônico: fazendo negócios por meio da internet. Revista de Administração Contemporânea [online]. 1999, v. 3, n. 1, pp. 71-86. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000100005>. Epub 24 Abr 2009. ISSN 1982-7849. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000100005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa., v.6, 2017
LEÃO, L. B.; SOTTO, E. C. S. A evolução dos meios de pagamento. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 221–232, 2019. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/610.
MARTINS, Fabio Luiz Viviani. Estudo exploratório sobre o valor percebido pelo consumidor em relação ao serviço de pagamento móvel. 2003. 94p. Dissertação (Pós-Graduação em Administração de Empresas) - FGV-EAESP, São Paulo. Disponível em: Acesso em: 22/05/2022.
MORETTI, J. (2013). O que o Mobile Payment trará de novo no Brasil?
NEVES, Thiago da Silva. A população desbancarizada e as fintechs de meios de pagamento: Novos mecanismos para promover a inclusão financeira no Brasil. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós- Graduação em Direito, Porto Alegre.
OLIVEIRA, T., Thomas, M., Baptista, G., Campos, F. (2016). Mobile payment: Understanding the determinants of customer adoption and intention to recommend the technology. Computers in Human Behavior, v. 61, p. 404–414.
PAVARINI, Sara Cordeiro Coelho et al. Difusão De Inovações Tecnológicas Em Meios De Pagamento: O Caso Do Pagamento Móvel Em Curitiba. Gestão e Desenvolvimento, v. 7, n. 2, p. 27-36, 2010.
SANTOS, Edson Luiz dos. Do Escambo à inclusão financeira: a evolução dos meios de pagamento. São Paulo: ed. Linotipo Digital, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 NEILANY ARAUJO DE SOUSA, Whashington Elias Alves de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.










