Gestão de sala de aula

Processo de ensino-aprendizagem eficiente e eficaz em um curso de extensão profissional

Autores

DOI:

10.30781/repad.v5i1.11342

Resumo

Diante do atual cenário de rápidas mudanças, um profissional competente pode se tornar um importante aliado para a manutenção de uma organização; para isso é necessário um novo modelo de educação e aprendizagem que possa gerir descobertas e conhecimentos de maneira eficiente e eficaz. Este estudo propõe a gestão de sala de aula como forma de facilitar a aprendizagem de competências individuais e como forma de fomentar o ingresso ou manutenção de potencial empregatício de pessoas no mundo do trabalho. A metodologia se constituiu de revisão bibliográfica para fundamentação teórica e pesquisa de levantamento na parte prática, realizada durante um curso de extensão profissional.  Os resultados demonstraram que as atividades e técnicas aplicadas no curso em questão permitiram o desenvolvimento de diversas competências. A conclusão mostra que a aplicação das técnicas e processos de gestão de sala de aula possibilita alcançar um nível de ensino e aprendizagem eficiente e eficaz. A contribuição deste estudo para a área da extensão é a apresentação de um esquema de avaliação da eficiência e eficácia da gestão do espaço de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erinaldo Silva Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amazonas (2019), Especialista em MBA - Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Internacional (2012), Graduado em Administração pela Faculdade do Tapajós (2010), Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (2018). Administrador da Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, Campus Itaituba. Atualmente cursando o Doutorado em Educação na Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU)

Daniel Nascimento-e-Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e pós-doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de organizações amazônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, estratégias organizacionais, administração estratégica, planejamento estratégico e alianças estratégicas; e na área de Educação, desenvolvendo estudos sobre aprendizagem, mecanismos cerebrais e os fundamentos de uma nova educação planetária.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, E. S.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Gestão de sala de aula: Processo de ensino-aprendizagem eficiente e eficaz em um curso de extensão profissional. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.30781/repad.v5i1.11342. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11342. Acesso em: 12 maio. 2021.