O uso de artes visuais em aulas de sociologia no ensino médio: grafismo indígena

Autores

  • Jéssica Bastos Carvalho de Oliveira jessicabastos_pib@hotmail.com
  • Silvana Alves Ferreira silvana.ferreira79@hotmail.com
  • Caroline Peres Couto carolpcouto@gmail.com

Palavras-chave:

arte indígena, recursos visuais, aulas de sociologia, Indigenous art, Visual resources, Sociology classes

Resumo

RESUMO: Neste texto, descreve-se a experiência teórico-prática em docência desenvolvida, no ano de 2019, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Subprojeto Multidisciplinar Filosofia e Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Apresenta-se o estudo teórico a respeito do uso de recursos de artes visuais em sala de aula, com o objetivo de propiciar aos educandos a compreensão dessas formas de arte, em geral, e uma reflexão sobre o grafismo indígena, em particular. Para a consecução desse intento, realizou-se uma pesquisa bibliográfica centrada em dois livros principais: Como usar artes visuais em sala de aula (PEREIRA, 2012) e Grafismo indígena (VIDAL, 2000), este último tratando de aspectos da cosmogonia e iconografia da sociedade Wayana. Por meio desse recorte, introduziu-se aos alunos do ensino médio o contexto da arte indígena, reconhecendo-a como um veículo de comunicação desse povo e o reflexo de como a etnia Wayana se vê no mundo.

ABSTRACT: This article resulted from the experience and practices of PIBID (a Brazilian program to encourage the formation of teachers at universities) fellows, financed by CAPES (another Brazilian program which coordinates personnel improvements at universities), financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel
(CAPES), of the Multidisciplinary Philosophy and Sociology Subproject, of the Federal University of Mato Grosso, held in 2019. The article shows a theoretical study on the use of visual arts resources in the classroom. The aim is to bring an understanding of the visual arts in general and a particular reflection on indigenous graphics. As for methodology, the
fellows elaborated a bibliographical research, focusing mainly on the books Como usar artes visuais em sala de aula (PEREIRA, 2012) e Grafismo indígena (VIDAL, 2000), the latter addresses aspects of the cosmogony and iconography of the Wayana society. Therefore, it is proposed to be introduced to high school students, in the context of indigenous arts, recognizing their art as a communication tool and the way it reflects how
they see themselves in the world.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Oliveira, J. B. C. de ., Ferreira, S. A. ., & Couto, C. P. . (2024). O uso de artes visuais em aulas de sociologia no ensino médio: grafismo indígena. Revista De Graduação Da UFMT, 1(1), 134–147. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18306

Edição

Seção

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência