Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES GERAIS 

A Revista de Graduação da UFMT publica apenas trabalhos advindos das atividades acadêmicas da Graduação e apresenta duas modalidades de colaboração: artigos e relatos de experiências.

Os artigos são textos completos e os relatos de experiência são colaborações de caráter mais livre que apresentam experiências em sala de aula que foram bem sucedidas. 

As chamadas para submissão de trabalhos serão realizadas por meio deste site e serão divulgadas com toda a comunidade acadêmica interna e externa da UFMT. 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÕES

Os trabalhos recebidos para publicação, artigos ou relatos de experiência, são submetidos à avaliação pelo corpo científico da revista e consultores ad hoc. As seções para submissões de trabalhos são: Trabalhos de Conclusão de Curso, Programa de Formação Docente da UFMT e Programas mantidos pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Residência Pedagógica, PIBID,etc.).  

A publicação de um artigo ou relato de experiência implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à Revista de Graduação da UFMT. A exatidão das ideias e opiniões expressas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores. O autor deve indicar, quando for o caso, a existência de conflitos de interesse.

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Relatos de Experiências devem conter de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas e respeitar as seguintes especificações técnicas: título atribuído ao relato; subsequentemente, nas próximas linhas, nome(s) do(s) autor(es) do relato com informações no pé da página sobre a formação e a instituição a que esteja vinculado. Informações no texto ou referências que possam identificar o(s) autor(es) devem ser suprimidas e enviadas separadamente via documento suplementar. Uma vez aceito o trabalho, tais dados voltarão para o texto na revisão final. Relatos de experiência devem conter título em português, obrigatoriamente, e em inglês, ou espanhol, ou em língua de origem.

 

ARTIGO

Os procedimentos para análise e aprovação dos manuscritos centram-se em critérios como: 

  1. Máximo de três autores por artigo, sendo um deles necessariamente com título de doutor. Cada autor deverá aguardar um intervalo de dois anos para nova publicação;
  2. A Introdução deve indicar sinteticamente antecedentes, propósito, relevância, pesquisas anteriores, conceitos e categorias utilizadas;
  3. Originalidade (grau de ineditismo ou de contribuição teórico-metodológica para a seção a que se destina o manuscrito);
  4. Material e método (critérios de escolha e procedimentos de coleta e análise de dados);
  5. Resultados (apresentar descrição clara dos dados e sua interpretação à luz dos conceitos e categorias);
  6. Conclusão (exposição dos principais resultados obtidos e sua relação com os objetivos e limites);
  7. A correção formal do texto (a concisão e a objetividade da redação; o mérito intrínseco dos argumentos; a coerência lógica do texto em sua totalidade);
  8. O potencial do trabalho deve efetivamente expandir o conhecimento existente;
  9. A pertinência, diversidade e atualidade das referências bibliográficas e cumprimento das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
  10.  Conjunto de ideias abordadas, relativamente à extensão do texto e exaustividade da bibliografia pertinente é fundamental ao desenvolvimento do tema;
  11. Como instrumento de intercâmbio a Revista prioriza 20% de seu espaço para a divulgação de resultados de pesquisa externos à UFMT. 
  12. Os artigos, incondicionalmente inéditos e resultantes de pesquisas empíricas devem ser submetidos na plataforma da revista.

PARA SUBMISSÃO, DEVEM SER OBSERVADOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS

  1. Título do artigo (conciso contendo no máximo 15 palavras). Utilizar maiúsculas somente na primeira letra, nomes próprios ou siglas. Título em Inglês entram logo após o título em português;
  2. Resumo, em português, contendo no mínimo 100 e no máximo 250 palavras; digitado entrelinhas simples, ressaltando objetivo, método e conclusões. Resumo em língua estrangeira também deverá ser entregue, preferencialmente em inglês (abstract);
  3. Palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco palavras) devem ser esclarecedoras e representativas do conteúdo. Tratando-se de resumo em língua estrangeira deverão ser encaminhados o keywords, ou equivalente na língua escolhida;
  4. Informações no texto ou referências que possam identificar o(s) autor(es) devem ser suprimidas do texto e enviadas separadamente via documento suplementar. Uma vez aceito o trabalho, tais dados voltarão para o texto na revisão final. Marcas de identificação do autor no texto, impossibilitarão o manuscrito de seguir para o trâmite de avaliação.

FORMATAÇÃO

Para a formatação utilizar o processador de texto Microsoft Word no formato doc ou docx.

  1. Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, inclusive nos parágrafos, margens superior/esquerda 3,0 cm; margem direita/inferior 2,0 cm; papel A4;
  2. Em caso de ênfase ou destaque no corpo do texto usar apenas itálico;
  3. Para as citações diretas com mais de três linhas, usar a fonte 10, observando-se um recuo de 4 cm da margem esquerda. Utilizar 1 (um) espaço antes e depois de citação. As citações devem obedecer a NBR 10520 (2002) da ABNT, indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. As citações diretas (transcrições textuais de parte da obra do autor consultado), de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas indicadas por chamadas assim: (FREIRE, 1974, p. 57). As citações indiretas (texto baseado na obra do autor consultado) devem indicar apenas o autor e o ano da obra;
  4. As ilustrações e tabelas deverão ser enviadas no corpo do texto, claramente identificadas (Ilustração 1, Tabela 1, Quadro 1, etc.). No caso de fotografias, somente aceitas em preto e branco, é necessário o nome do fotógrafo e autorização para publicação, assim como a autorização das pessoas fotografadas. Tais informações devem ser anexadas ao arquivo. As tabelas, figuras, fotos, ilustrações e diagramas a serem inseridos no corpo do texto deverão conter:
  • Tamanho equivalente a mancha da página (12x18);
  • Qualidade de impressão (300 dpi);
  • Guardar legibilidade e definição.

Os artigos devem conter no mínimo 10 e máximo de 20 páginas. Necessariamente deverão ter passado por revisão textual.

REFERÊNCIAS

As Referências, digitadas em ordem alfabética no final do texto, devem seguir a NBR 6023 (2002). Eis alguns casos mais comuns:

  1. LIVRO:

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. 150 p. (Série Ecumenismo e Humanismo).

  1. EVENTO:

OLIVEIRA, G. M. S. Desenvolvimento cognitivo de adultos em educação a distância. In: Seminário Educação 2003. Anais... Cuiabá: UNEMAT, 2003, p. 22-24.

  1. ARTIGO EM PERIÓDICO:

GADOTTI, M. A eco-pedagogia como pedagogia apropriada ao processo da Carta da Terra. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 12, n. 21, p. 11-24, jan./jun. 2003.

  1. DOCUMENTO COM AUTORIA DE ENTIDADE:

MATO GROSSO. Presidência da Província. Relatório: 1852. Cuiabá, 20 mar. 1853. Manuscrito. 26 p. In: APMT, caixa 1852.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Relatório: 2003, Cuiabá, 2004. 96 p.

  1. CAPÍTULO DE LIVRO:

FARIA FILHO, L. M. O processo de escolarização em Minas: questões teórico-metodológicas e perspectivas de análise. In: VEIGA, C. G.; FONSECA, T. N. L. (Org.). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 77-97.

  1. ARTIGO E/OU MATÉRIA DE REVISTA, BOLETIM E OUTROS EM MEIO ELETRÔNICO:

CHARLOT, Bernard. A produção e o acesso ao conhecimento: abordagem antropológica, social e histórica. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 14, n. 25, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://www.ie.ufmt.br/revista>. Acesso em: 10 nov. 2006.

Artigos

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