Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad <p>A Revista de Graduação da UFMT tem como objetivo <span style="font-weight: 400;">publicizar os trabalhos da comunidade acadêmica que envolvam temáticas relacionadas aos cursos de graduação da UFMT, valorizando essa produção. </span>O impacto para a UFMT em ter uma Revista de Graduação está relacionado diretamente com a divulgação da produção científica <span style="font-weight: 400;">da sua comunidade acadêmica. Organiza-se, <strong>semestralmente</strong>, no formato de demanda de <strong>fluxo contínuo</strong>, por seções relacionadas aos programas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em que se aceitam apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do escopo da revista.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>Ano de criação</strong>: 2024 </span></p> <div><strong>Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)</strong></div> <div><strong>Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG)</strong></div> <div><a title="revista.proeg@ufmt.br " href="https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/management/settings/context/mailto:revista.proeg@ufmt.br ">revista.proeg@ufmt.br </a> </div> <p> </p> pt-BR revista.proeg@ufmt.br (Revista de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)) revista.proeg@ufmt.br (Revista de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)) Mon, 30 Sep 2024 18:23:30 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18310 <p>A Revista de Graduação da UFMT, constitui-se como resultado do trabalho desenvolvido pelo coletivo de professores, estudantes e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foi idealizada com a intenção de ser um instrumento para divulgação e partilha das descobertas científicas sobre as produções das ações de ensino, formação de professores, extensão e pesquisa da comunidade acadêmica da UFMT.</p> <p><br>Os artigos da revista que tenho o privilégio de apresentar nos convidam e desafiam-nos a revisitar temas relacionados à formação na graduação. Em específico, o número que se apresenta, trata de temas relacionados à formação docente, extensão e pesquisa. Os artigos são escritos objetivando estabelecer diálogo com professores, estudantes da graduação, pesquisadores, sujeitos de pesquisa e teóricos que abordam temáticas relacionadas à formação superior de graduação e sua articulação com a comunidade externa à UFMT.</p> <p>As discussões apresentadas ao longo dos dez artigos deste número não esgotam todo o universo dos temas acenados na edição, mas tocam de forma sensível em questões altamente relevantes para a compreensão de fenômenos relacionados à pesquisa, ensino, programas de formação docente e extensão universitária.</p> Adelmo Carvalho da Silva Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18310 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 ENSINO NO ESPAÇO URBANO: DIFERENCIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18305 <p>RESUMO: O grande desafio do Brasil desde o início de sua formação tem sido constituir-se como um país democrático. Assim, dentre os meios para se alcançar esse objetivo a Educação destaca-se como principal instrumento e paradoxalmente como o principal desafio do país. Embora o acesso à educação venha sendo ampliado ao longo das últimas décadas, podemos afirmar que o aumento quantitativo não representou necessariamente um crescimento da qualidade do ensino ofertado. Nesse sentido, escolheu-se como temática realizar a diferenciação dos espaços públicos de ensino na cidade de Rondonópolis. Com esse objetivo, a pesquisa buscou verificar a existência de uma relação entre a qualidade das escolas e sua localização no espaço urbano. A pesquisa foi realizada na cidade de Rondonópolis com as escolas selecionadas estando todas inseridas na malha urbana. A partir dos resultados apontados na pesquisa, nota-se certa paridade em termos de infraestrutura entre as escolas selecionadas, de forma que se a infraestrutura fosse a única variante, essas escolas deveriam ter o mesmo rendimento escolar, sugerindo que outros fatores possuem maior peso na formação das notas aferidas pelo IDEB nas respectivas escolas. Outro fator que também pode interferir no desempenho dos alunos, é a influência da faixa socioeconômica em que se encontram as famílias.</p> <p>ABSTRACT: Brazil's great challenge since the beginning of its formation has been to establish itself as a democratic country. Thus, among the means to achieve this objective, Education stands out as the main instrument and, paradoxically, as the main challenge of the country. Although access to education has been expanded over the last few decades, we can say that the quantitative increase did not necessarily represent an increase in the quality of education offered. In this sense, the theme was chosen to differentiate the public spaces of education in the city of Rondonópolis. With this objective, the research sought to verify the existence of a relationship between the quality of schools and their location in the urban space. The research was carried out in the city of Rondonópolis with the selected schools being all inserted in the urban fabric. From the results pointed out in the research, there is a certain parity in terms of infrastructure between the selected schools, so that if infrastructure were the only variant, these schools should have the same academic performance, suggesting that other factors have greater weight in the formation of grades measured by IDEB in the respective schools. Another factor that can also interfere with student performance is the influence of the socioeconomic group in which the families are located</p> Ana Claudia Reis Bittencourt, Adinael Jr. Pereira da Trindade, Antonia Marilia Medeiros Nardes Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18305 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 ANÁLISE DE EXAMES BIOQUÍMICOS EM PACIENTES EM TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18298 <p>RESUMO: O paciente com doença renal crônica (DRC) em tratamento de hemodiálise (HD) comumente apresenta diversas alterações clínicas que comprometem ainda mais sua qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo analisar os resultados dos exames bioquímicos de rotina realizados pelos pacientes em tratamento de hemodiálise e relacionar os resultados dos exames com comorbidades existentes e com tempo em que o paciente realiza hemodiálise. Trata-se de um estudo transversal realizado no Instituto de Nefrologia do Araguaia (INA), localizado no município de Barra do Garças, Médio Araguaia - Mato Grosso. Participaram 165 pacientes em tratamento hemodialítico. Os dados foram coletados por meio de prontuários e incluíram dados sociodemográficos e antropométricos, bem como exames bioquímicos e etiologia da doença. As análises estatísticas foram realizadas com Software SPSS versão 20.0. A maioria dos pacientes eram homens (56,96%) com idade média de 57,38 anos. Foram encontradas alterações nos níveis séricos de creatinina, ureia pré sessão de HD, hemoglobina, fósforo, relação cálcio-fósforo, ferritina, paratormônio (PTH), triglicérides e VLDL. As doenças de base mais prevalentes foram hipertensão arterial e diabetes mellitus. O tempo médio de tratamento de HD dos pacientes foi de 4,5 anos. Os resultados mostram que os pacientes em HD estão susceptíveis a complicações cardiovasculares, principalmente por apresentarem alterações no metabolismo de lipídeos, mineral e ósseo. Estes achados associados às comorbidades já existentes nestes pacientes e ao tempo de tratamento de HD indicam uma maior atenção ao desencadeamento de outras doenças que podem favorecer a mortalidade destes indivíduos. O monitoramento rigoroso destes pacientes é fundamental e pode colaborar para redução de desfechos desfavoráveis.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Abstract: Patients with chronic kidney disease (CKD) undergoing hemodialysis (HD) treatment commonly present several clinical changes that further compromise their quality of life. This study aims to analyze the results of routine biochemical tests carried out by patients undergoing hemodialysis treatment and relate the results of the tests to existing comorbidities and the length of time the patient has been undergoing hemodialysis. This is a cross-sectional study carried out at the Araguaia Nephrology Institute (INA), located in the municipality of Barra do Garças, Médio Araguaia - Mato Grosso. The study population consisted of 165 patients undergoing hemodialysis treatment. Data were collected through medical records and included sociodemographic and anthropometric data, as well as biochemical exams and etiology of the disease. Statistical analyzes were performed using SPSS software version 20.0. The majority of patients were men (56.96%) with a mean age of 57.38 years. Changes were found in serum levels of creatinine, pre-HD session urea, hemoglobin, phosphorus, calcium-phosphorus ratio, ferritin, parathyroid hormone (PTH), triglycerides and VLDL. The most prevalent underlying diseases were hypertension and diabetes mellitus. The patients' average HD treatment time was 4.5 years. The results suggest that HD patients are susceptible to cardiovascular complications, mainly due to changes in lipid, mineral and bone metabolism. These findings associated with the comorbidities already existing in these patients and the duration of HD treatment indicate greater attention to the triggering of other diseases that may favor the mortality of these individuals. Strict monitoring of these patients is essential and can help reduce unfavorable outcomes.</p> José Santos de Oliveira Júnior, Josilene Dália Alves Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18298 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 Voluntariado: do trabalho assistencialista às possibilidades de práticas comunitário-libertárias https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18309 <p>RESUMO: Trata-se de um relato de experiência oriundo do estágio básico de psicologia em contextos sociais e comunitários. A experiência ocorreu em uma Organização da Sociedade Civil (OSC) localizada em Cuiabá/MT, e foi orientada pelas premissas teórico-metodológicas da investigação-ação-participante (IAP) e da psicologia social comunitária. O trabalho voluntário aparece como elemento estrutural da OSC, sendo desenvolvido de modo assistencialista e caritativo. A superação desse modo de operacionalizar o trabalho voluntário na OSC seria possível a partir da práxis comunitário-libertária, o que favoreceria o desenvolvimento de atividades socioassistenciais reflexivas e críticas, bem como comprometidas com processos de mudança social.</p> <p>ABSTRACT: This is an experience report from the basic internship of psychology in social and community contexts. The experience took place in a Civil Society Organization (CSO) located in Cuiabá/MT, and was guided by the theoretical-methodological premises of participant-action research (IAP) and community social psychology. Volunteer work appears as a structural element of the CSO, being developed in an assistentialist and charitable manner. Overcoming this way of operationalizing volunteer work in the CSO would be possible from the communitarian-libertarian praxis, which would favor the development of reflexive and critical social assistance activities, as well as committed to social change processes.</p> Milena Filippo Batista, Mayara Aparecida Fiorotti, Amailson Sandro de Barros Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18309 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 Projeto de intervenção “Prática em Plano” de estágio supervisionado em Serviço Social na DIRFU-INTERMAT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18307 <p>O artigo tem o objetivo de expor como consistiu o processo de pensar, elaborar, executar e avaliar o projeto de intervenção intitulado “Prática em Plano” na Diretoria de Regularização Fundiária Urbana do Instituto de Terras de Mato Grosso (DIRFU-INTERMAT). A DIRFU-INTERMAT é um campo sócio-ocupacional da atuação profissional e do estágio supervisionado do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso. O projeto foi realizado durante as disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III e continuado como estágio não-obrigatório a partir de um contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Teve como objetivo geral sistematizar a prática profissional e publicizá-la para a população demandadora dos serviços de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), especialmente o serviço de Reurb de Interesse Social (Reurb-IS). O projeto se justifica na necessidade de reflexão e inserção da praxe ético-política do Código de Ética de 1993 da profissão em um cenário de burocratização dos serviços públicos no capitalismo contemporâneo. Para tanto, reconheceu-se a cultura institucional e profissional dos processos de trabalho e elaborou-se fluxogramas e organogramas das práticas da DIRFU-INTERMAT. Dos limites e desafios, a sistematização se resumiu na natureza descritiva, cerrando-se apenas em condições de transição à dimensão crítico-propositiva. O processo de virtualização para o atendimento automático que estava em andamento na instituição impediu a vinda à instituição da população demandadora dos serviços e, por conta disso, a absorção da publicização do projeto de maneira efetiva.</p> <p>&nbsp;</p> <p>The article aims to expose how consisted the process of thinking, elaborating, executing and evaluating the intervention project entitled “Prática em Plano” in the Diretoria de Regularização Fundiária Urbana of Instituto de Terras de Mato Grosso (DIRFU-INTERMAT). The DIRFU-INTERMAT is a socio-occupational field of professional performance and supervised internship of the Serviço Social course at the Universidade Federal de Mato Grosso. The project was carried out during the Supervisão de Estágio I, II and III disciplines and continued as a non-mandatory internship from a contract with the Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Its general objective was to systematize professional practice and publicize it to the population that demanded Regularização Fundiária Urbana (Reurb) services, especially the Reurb de Interesse Social (Reurb-IS) service. The project is justified by the need for reflection and insertion of the ethical-political practice of the Código de Ética de 1993 of the profession in a scenario of bureaucratization of public services in contemporary capitalism. To this end, was recognized the institutional and professional culture of work processes and flowcharts and organizational charts of DIRFU-INTERMAT practices. Of the limits and challenges, the systematization was summarized in the descriptive nature, closing only in conditions of transition to the critical-propositive dimension. The virtualization process for automatic assistance that was underway at the institution prevented the population that demanded the services from coming to the institution and, as a result, effectively absorbing the publicity of the project.</p> Glauber Franco de Oliveira Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18307 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 A interdisciplinaridade e a formação do professor no Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia - UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18300 <p>RESUMO: Este trabalho reflete sobre a articulação entre o debate interdisciplinar, as novas diretrizes curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Novo Ensino Médio e a prática formativa interdisciplinar desenvolvida no Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES, Edital 2020. Partindo de Severino (2011), é levantado como o debate acerca da interdisciplinaridade é por vezes deturpado para justificar a desdisciplinarização do currículo escolar e, consequentemente, fragilizar o papel da Filosofia e da Sociologia na formação da juventude. Para nosso propósito é conceitualizada uma proposta de interdisciplinaridade crítica, utilizando como exemplo dessa abordagem o processo formativo desenvolvido no PIBID e a partir desta experiência, são geradas reflexões acerca das limitações e incongruências com a transdisciplinaridade e a abordagem das novas diretrizes do ensino médio.</p> <p>ABSTRACT: This paper reflects about the articulation between the interdisciplinar approach, the new curriculum guideline porposed by the National Curriculum Base (BNCC), the new High School and the interdisciplinary formative practice developed in Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia at Universidade Federal de Mato Grosso, linked to Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência [Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation] of CAPES, 2020’s public notice. Starting from Severino (2011), it’s brings up how interdisciplinarity debate sometimes is distorted to justify the dedisciplinarization of scholar curriculum and consequently, fragilize the Physolophy and Sociology role on youth formation. For our purpouse is conceptualized a critical interdisciplinarity proposition, using as na example of this approach the formative proccess developed at PIBID and from that experience are generate reflections about the limits and incongruity with transdisciplinarity ideas and the approach of high school’s new guideline.</p> <p>&nbsp;</p> Sara Eloani Casali Marques, Yasmin Nobre da Silva Cavalcante, Maria Cristina Theobaldo Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18300 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 Projeto PIBID: ensino remoto de língua portuguesa em tempos de pandemia https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18301 <p>RESUMO: Neste artigo, descrevem-se as experiências de ensino remoto de Língua Portuguesa vivenciadas por acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), que promove a integração entre a educação superior e a educação básica, contribuindo sobremaneira com a indispensável articulação entre teoria e prática em sala de aula. As atividades relatadas ocorreram nos anos de 2020 e 2021 na Escola Estadual Francisco Dourado, estabelecida no município de Barra do Garças-MT, e desenvolveram-se por meio de interações entre os docentes e alunos, coordenadores e outros servidores da unidade escolar, via plataformas educacionais virtuais, com o principal objetivo de encurtar a distância entre o ensino e a aprendizagem. Os desafios postos foram muitos, haja vista a acentuada desigualdade social, há tanto instalada e imperante no país, ter se identificado com a pandemia e fazer-se sentir com força em vários setores da sociedade, dentre os quais o da educação pública, especialmente. Nesse sentido, o contexto educacional em que se insere este escrito foi marcado pela falta de acesso às tecnologias necessárias tanto para os professores quanto para os alunos, dificultando o acesso de ambos os segmentos à sala de aula e, portanto, trazendo prejuízos irreparáveis ao negar-lhes um dos direitos básicos na construção da cidadania previstos na Constituição Federal brasileira, o direito à Educação.</p> <p>ABSTRACT: In this article, we describe the experiences of remote teaching of the Portuguese language lived by academics of the Languages course at the Federal University of Mato Grosso (UFMT), scholarship holders of the Teaching Initiation Program (PIBID), which promotes the integration between higher education and basic education, contributing greatly to the indispensable articulation between theory and practice in the classroom. The reported activities took place in 2020 and 2021 at the Francisco Dourado State School, established in the municipality of Barra do Garças-MT, and were developed through interactions between teachers and students, coordinators and other employees of the school unit, via platforms virtual educational systems, with the main objective of shortening the distance between teaching and learning. The challenges posed were many, given the marked social inequality, which has been in place and prevailing in the country for so long, having identified itself with the pandemic and making itself felt strongly in various sectors of society, among which public education, in particular. In this sense, the educational context in which this writing is inserted was marked by the lack of access to the necessary technologies for both teachers and students, making it difficult for both segments to access the classroom and, therefore, bringing irreparable damage by denying them one of the basic rights in the construction of citizenship foreseen in the Brazilian Federal Constitution, the right to Education.</p> Mikael Matos Maia, Natalí Tátila Maria do N. Barbosa, Tereza Ramos de Carvalho Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18301 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 As aulas de Educação Física no contexto da pandemia da COVID-19: dificuldades e possibilidades de uma Escola Estadual em Cuiabá https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18303 <p>RESUMO: Devido às especificidades da Educação Física escolar e os desafios encontrados durante a pandemia da COVID-19, que levaram ao fechamento de escolas e a adesão do ensino remoto no Brasil, nos questionamos acerca dos impactos causados às aulas de EF. Este relato experiencial, apresenta como a disciplina pode ser ministrada dentro deste contexto pandêmico, remotamente para alunos do 7º e 8º ano da Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda, na cidade de Cuiabá/MT. Assim, teve como objetivo, discutir as implicações e possibilidades das aulas on-line, face à prática docente, considerando a ausência das vivências e interação física entre os alunos e relatar as atividades desenvolvidas neste contexto. Fizeram parte deste grupo de trabalho acadêmicas bolsistas do PIBID do edital 02/2020, em colaboração com um professor supervisor e a coordenadora do PIBID de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus de Cuiabá. Os resultados do planejamento e aplicação das aulas, se efetivaram em novas possibilidades didáticas vivenciadas durante o processo. O uso da ferramenta tecnológica possibilitou ressignificar os elementos que são muito caro para a EF que é a vivência/experimentação motora, e por meio de aplicativos e programas foi possível abarcar diversos aspectos como os elementos técnicos-táticos, bem como, o contexto sócio-histórico de cada unidade temática trabalhada. Pode-se concluir que a análise do trabalho enfatiza a importância e a relevância das aulas de educação física no contexto atual da pandemia da Covid-19, e que as vivências contribuíram significativamente para a formação das bolsistas enquanto licenciandas.</p> <p>&nbsp;</p> <p>ABSTRACT: Due to the specificities of school Physical Education and the challenges encountered during the COVID-19 pandemic, which led to the closure of schools and the adhesion of remote teaching in Brazil, we wonder about the impacts caused to PE classes. This experiential report presents how the discipline can be taught within this pandemic context, remotely for 7th and 8th grade students at Dr. Hélio Palma de Arruda State School, in the city of Cuiabá/MT. Thus, it aimed to discuss the implications and possibilities of online classes, given the teaching practice, considering the absence of experiences and physical interaction between students and report the activities developed in this context. The PIBID scholarship holders of the 02/2020 edict were part of this working group, in collaboration with a supervising professor and the coordinator of the PIBID of Physical Education at the Federal University of Mato Grosso - UFMT, Cuiabá Campus. The results of the planning and application of the classes, became effective in new didactic possibilities experienced during the process. The use of the technological tool made it possible to re-signify the elements that are very expensive for PE, which is the motor experience/experimentation, and through applications and programs it was possible to cover several aspects such as the technical-tactical elements, as well as the socio- history of each thematic unit worked on. It can be concluded that the analysis of the work emphasizes the importance and relevance of physical education classes in the current context of the Covid-19 pandemic, and that the experiences contributed significantly to the training of scholarship holders as undergraduates.</p> <p>&nbsp;</p> Erica Regiane Alves da Silva, Ana Carrilho Romero Grunenvaldt, Geander Franco de Araujo Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18303 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 O uso de artes visuais em aulas de sociologia no ensino médio: grafismo indígena https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18306 <p>RESUMO: Neste texto, descreve-se a experiência teórico-prática em docência desenvolvida, no ano de 2019, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Subprojeto Multidisciplinar Filosofia e Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Apresenta-se o estudo teórico a respeito do uso de recursos de artes visuais em sala de aula, com o objetivo de propiciar aos educandos a compreensão dessas formas de arte, em geral, e uma reflexão sobre o grafismo indígena, em particular. Para a consecução desse intento, realizou-se uma pesquisa bibliográfica centrada em dois livros principais: Como usar artes visuais em sala de aula (PEREIRA, 2012) e Grafismo indígena (VIDAL, 2000), este último tratando de aspectos da cosmogonia e iconografia da sociedade Wayana. Por meio desse recorte, introduziu-se aos alunos do ensino médio o contexto da arte indígena, reconhecendo-a como um veículo de comunicação desse povo e o reflexo de como a etnia Wayana se vê no mundo.</p> <p>ABSTRACT: This article resulted from the experience and practices of PIBID (a Brazilian program to encourage the formation of teachers at universities) fellows, financed by CAPES (another Brazilian program which coordinates personnel improvements at universities), financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel<br />(CAPES), of the Multidisciplinary Philosophy and Sociology Subproject, of the Federal University of Mato Grosso, held in 2019. The article shows a theoretical study on the use of visual arts resources in the classroom. The aim is to bring an understanding of the visual arts in general and a particular reflection on indigenous graphics. As for methodology, the<br />fellows elaborated a bibliographical research, focusing mainly on the books Como usar artes visuais em sala de aula (PEREIRA, 2012) e Grafismo indígena (VIDAL, 2000), the latter addresses aspects of the cosmogony and iconography of the Wayana society. Therefore, it is proposed to be introduced to high school students, in the context of indigenous arts, recognizing their art as a communication tool and the way it reflects how<br />they see themselves in the world.</p> Jéssica Bastos Carvalho de Oliveira, Silvana Alves Ferreira, Caroline Peres Couto Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18306 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 TESTE VELOCIDADE DE CAMINHADA E DE MEMBROS INFERIORES EM IDOSOS DO PROGRAMA LONGEVIDADE SAUDÁVEL https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18302 <p>RESUMO: À medida que o corpo envelhece, os cuidados devem ser multiplicados devido às modificações que ocorrem no metabolismo e na estrutura física, tornando os idosos mais frágeis, menos ativos e com maior risco de sofrer quedas com o passar do tempo. Assim, o PET Educação Física realizou este estudo no programa Longevidade Saudável com o objetivo de verificar a velocidade de marcha e a força de membros inferiores (utilizando o teste SPPB) dos idosos participantes do programa. Os dados foram tabulados na planilha do Excel e os resultados apresentados de forma descritiva e percentuais. A maioria dos idosos realizaram o teste de velocidade de caminhada com tempo &lt; 4,82 segundos (atingindo pontuação máxima, nota 4). No teste de força de membros inferiores a maioria demorou &gt;11,20 segundos para executar o teste obtendo a pontuação que variou de 0 - 3. Mesmo os resultados obtidos sendo satisfatórios para a velocidade de caminhada, o teste de força de membro inferior merece atenção, pois a maioria não conseguiu atingir a pontuação máxima comparando com a velocidade de caminhada. As estratégias do programa devem enfatizar exercícios que melhorem a força muscular para que os idosos possam preservar sua autonomia e independência para as tarefas do dia a dia por mais tempo, além disso traçar adequações para a manutenção neste momento de pandemia.</p> Daniel Morais Teodoro, Deborah Luciliana Silva de Jesus, Waléria Christiane Rezende Fett Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18302 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 Monitoria de Bioquímica para alunos de Medicina durante a pandemia https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18304 <p>RESUMO: Neste texto, descreve-se a experiência de monitoria na disciplina de Bioquímica para alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com enfoque no trabalho desenvolvido durante o período pandêmico. Por meio do Programa de Monitoria acadêmica busca-se prestar auxílio ao estudante, favorecendo a sua compreensão do componente curricular e a eliminação de dúvidas pertinentes ao conteúdo programático. Por outro lado, essa vivência possibilita ao monitor ter ampliadas e aprimoradas suas habilidades de transmissão de conhecimentos, o que gera considerável diferença em sua atuação docente no futuro. A monitoria relatada ocorreu durante a pandemia da covid-19 quando as aulas, até então presenciais, foram suspensas e passaram a ser desenvolvidas no modo on-line por meio de plataforma institucional. Essa nova realidade exigiu dos discentes envolvidos no processo educativo uma rápida adaptação ao ambiente virtual e ao ensino à distância através das TIC. Além disso, acarretou para os acadêmicos do primeiro semestre desafios a serem superados: a falta de experiência prévia com a bibliografia acadêmica, a adequação a uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas e aos materiais de ensino. Soma-se ao contexto a fragilidade da saúde mental dos discentes que por vezes é abalada devido à cobrança pessoal por um bom desempenho nos estudos.</p> <p>&nbsp;</p> <p>ABSTRACT: This text describes the monitoring experience in the Biochemistry discipline for students of the first semester of Medicine at the Federal University of Mato Grosso (UFMT) with a focus on the work developed during the pandemic period. Through the Academic Monitoring Program, the aim is to provide assistance to the student, favoring their understanding of the curricular component and the elimination of doubts related to the programmatic content. On the other hand, this experience makes it possible for the monitor to expand and improve their knowledge transmission skills, which generates a considerable difference in their teaching activities in the future. The reported monitoring took place during the covid-19 pandemic when classes, until then face-to-face, were suspended and began to be developed online through an institutional platform. This new reality demanded that the students involved in the educational process quickly adapt to the virtual environment and distance learning through ICT. In addition, it entailed challenges for first semester academics to be overcome: the lack of previous experience with academic bibliography, adaptation to an active methodology of problem-based learning and teaching materials. Added to the context is the fragility of the students' mental health, which is sometimes shaken due to the personal demand for a good performance in studies.</p> Isabelle Bruno Ourem, Cláudia M.B. Andrade Copyright (c) 2024 Revista de Graduação da UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18304 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000