ENSINO NO ESPAÇO URBANO: DIFERENCIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS

Autores

  • Ana Claudia Reis Bittencourt anabitt_gga@hotmail.com
  • Adinael Jr. Pereira da Trindade adinaelgga@hotmail.com
  • Antonia Marilia Medeiros Nardes amnardes@yahoo.com.br

Palavras-chave:

qualidade de ensino, espaços públicos de ensino, Rondonópolis, education, teaching quality, public teaching spaces

Resumo

RESUMO: O grande desafio do Brasil desde o início de sua formação tem sido constituir-se como um país democrático. Assim, dentre os meios para se alcançar esse objetivo a Educação destaca-se como principal instrumento e paradoxalmente como o principal desafio do país. Embora o acesso à educação venha sendo ampliado ao longo das últimas décadas, podemos afirmar que o aumento quantitativo não representou necessariamente um crescimento da qualidade do ensino ofertado. Nesse sentido, escolheu-se como temática realizar a diferenciação dos espaços públicos de ensino na cidade de Rondonópolis. Com esse objetivo, a pesquisa buscou verificar a existência de uma relação entre a qualidade das escolas e sua localização no espaço urbano. A pesquisa foi realizada na cidade de Rondonópolis com as escolas selecionadas estando todas inseridas na malha urbana. A partir dos resultados apontados na pesquisa, nota-se certa paridade em termos de infraestrutura entre as escolas selecionadas, de forma que se a infraestrutura fosse a única variante, essas escolas deveriam ter o mesmo rendimento escolar, sugerindo que outros fatores possuem maior peso na formação das notas aferidas pelo IDEB nas respectivas escolas. Outro fator que também pode interferir no desempenho dos alunos, é a influência da faixa socioeconômica em que se encontram as famílias.

ABSTRACT: Brazil's great challenge since the beginning of its formation has been to establish itself as a democratic country. Thus, among the means to achieve this objective, Education stands out as the main instrument and, paradoxically, as the main challenge of the country. Although access to education has been expanded over the last few decades, we can say that the quantitative increase did not necessarily represent an increase in the quality of education offered. In this sense, the theme was chosen to differentiate the public spaces of education in the city of Rondonópolis. With this objective, the research sought to verify the existence of a relationship between the quality of schools and their location in the urban space. The research was carried out in the city of Rondonópolis with the selected schools being all inserted in the urban fabric. From the results pointed out in the research, there is a certain parity in terms of infrastructure between the selected schools, so that if infrastructure were the only variant, these schools should have the same academic performance, suggesting that other factors have greater weight in the formation of grades measured by IDEB in the respective schools. Another factor that can also interfere with student performance is the influence of the socioeconomic group in which the families are located

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Bittencourt, A. C. R., Trindade, A. J. P. da ., & Nardes, A. M. M. . (2024). ENSINO NO ESPAÇO URBANO: DIFERENCIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE ENSINO NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS. Revista De Graduação Da UFMT, 1(1), 108–133. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18305