Monitoria de Bioquímica para alunos de Medicina durante a pandemia

Autores

  • Isabelle Bruno Ourem isabelleourem@gmail.com
  • Cláudia M.B. Andrade claudia.mb.andrade@gmail.com

Palavras-chave:

biochemistry, problem-based learning, teaching materials, education, distance, Bioquímica, aprendizagem baseada em problemas, materiais de ensino, ensino à distância através das TIC

Resumo

RESUMO: Neste texto, descreve-se a experiência de monitoria na disciplina de Bioquímica para alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com enfoque no trabalho desenvolvido durante o período pandêmico. Por meio do Programa de Monitoria acadêmica busca-se prestar auxílio ao estudante, favorecendo a sua compreensão do componente curricular e a eliminação de dúvidas pertinentes ao conteúdo programático. Por outro lado, essa vivência possibilita ao monitor ter ampliadas e aprimoradas suas habilidades de transmissão de conhecimentos, o que gera considerável diferença em sua atuação docente no futuro. A monitoria relatada ocorreu durante a pandemia da covid-19 quando as aulas, até então presenciais, foram suspensas e passaram a ser desenvolvidas no modo on-line por meio de plataforma institucional. Essa nova realidade exigiu dos discentes envolvidos no processo educativo uma rápida adaptação ao ambiente virtual e ao ensino à distância através das TIC. Além disso, acarretou para os acadêmicos do primeiro semestre desafios a serem superados: a falta de experiência prévia com a bibliografia acadêmica, a adequação a uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas e aos materiais de ensino. Soma-se ao contexto a fragilidade da saúde mental dos discentes que por vezes é abalada devido à cobrança pessoal por um bom desempenho nos estudos.

 

ABSTRACT: This text describes the monitoring experience in the Biochemistry discipline for students of the first semester of Medicine at the Federal University of Mato Grosso (UFMT) with a focus on the work developed during the pandemic period. Through the Academic Monitoring Program, the aim is to provide assistance to the student, favoring their understanding of the curricular component and the elimination of doubts related to the programmatic content. On the other hand, this experience makes it possible for the monitor to expand and improve their knowledge transmission skills, which generates a considerable difference in their teaching activities in the future. The reported monitoring took place during the covid-19 pandemic when classes, until then face-to-face, were suspended and began to be developed online through an institutional platform. This new reality demanded that the students involved in the educational process quickly adapt to the virtual environment and distance learning through ICT. In addition, it entailed challenges for first semester academics to be overcome: the lack of previous experience with academic bibliography, adaptation to an active methodology of problem-based learning and teaching materials. Added to the context is the fragility of the students' mental health, which is sometimes shaken due to the personal demand for a good performance in studies.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Ourem, I. B. ., & Andrade, C. M. (2024). Monitoria de Bioquímica para alunos de Medicina durante a pandemia. Revista De Graduação Da UFMT, 1(1), 97–107. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18304