As aulas de Educação Física no contexto da pandemia da COVID-19: dificuldades e possibilidades de uma Escola Estadual em Cuiabá

Autores

  • Erica Regiane Alves da Silva erica-regiane2011@hotmail.com
  • Ana Carrilho Romero Grunenvaldt anacarrilhorg@gmail.com
  • Geander Franco de Araujo geanderfranco@gmail.com

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Covid-19, Pibid, Aula Remota, Metodologia de Ensino, Theory and practice, Access, Technologies, Social inequality, Right to education

Resumo

RESUMO: Devido às especificidades da Educação Física escolar e os desafios encontrados durante a pandemia da COVID-19, que levaram ao fechamento de escolas e a adesão do ensino remoto no Brasil, nos questionamos acerca dos impactos causados às aulas de EF. Este relato experiencial, apresenta como a disciplina pode ser ministrada dentro deste contexto pandêmico, remotamente para alunos do 7º e 8º ano da Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda, na cidade de Cuiabá/MT. Assim, teve como objetivo, discutir as implicações e possibilidades das aulas on-line, face à prática docente, considerando a ausência das vivências e interação física entre os alunos e relatar as atividades desenvolvidas neste contexto. Fizeram parte deste grupo de trabalho acadêmicas bolsistas do PIBID do edital 02/2020, em colaboração com um professor supervisor e a coordenadora do PIBID de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Campus de Cuiabá. Os resultados do planejamento e aplicação das aulas, se efetivaram em novas possibilidades didáticas vivenciadas durante o processo. O uso da ferramenta tecnológica possibilitou ressignificar os elementos que são muito caro para a EF que é a vivência/experimentação motora, e por meio de aplicativos e programas foi possível abarcar diversos aspectos como os elementos técnicos-táticos, bem como, o contexto sócio-histórico de cada unidade temática trabalhada. Pode-se concluir que a análise do trabalho enfatiza a importância e a relevância das aulas de educação física no contexto atual da pandemia da Covid-19, e que as vivências contribuíram significativamente para a formação das bolsistas enquanto licenciandas.

 

ABSTRACT: Due to the specificities of school Physical Education and the challenges encountered during the COVID-19 pandemic, which led to the closure of schools and the adhesion of remote teaching in Brazil, we wonder about the impacts caused to PE classes. This experiential report presents how the discipline can be taught within this pandemic context, remotely for 7th and 8th grade students at Dr. Hélio Palma de Arruda State School, in the city of Cuiabá/MT. Thus, it aimed to discuss the implications and possibilities of online classes, given the teaching practice, considering the absence of experiences and physical interaction between students and report the activities developed in this context. The PIBID scholarship holders of the 02/2020 edict were part of this working group, in collaboration with a supervising professor and the coordinator of the PIBID of Physical Education at the Federal University of Mato Grosso - UFMT, Cuiabá Campus. The results of the planning and application of the classes, became effective in new didactic possibilities experienced during the process. The use of the technological tool made it possible to re-signify the elements that are very expensive for PE, which is the motor experience/experimentation, and through applications and programs it was possible to cover several aspects such as the technical-tactical elements, as well as the socio- history of each thematic unit worked on. It can be concluded that the analysis of the work emphasizes the importance and relevance of physical education classes in the current context of the Covid-19 pandemic, and that the experiences contributed significantly to the training of scholarship holders as undergraduates.

 

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Silva, E. R. A. da ., Grunenvaldt, A. C. R. ., & Araujo, G. F. de. (2024). As aulas de Educação Física no contexto da pandemia da COVID-19: dificuldades e possibilidades de uma Escola Estadual em Cuiabá . Revista De Graduação Da UFMT, 1(1), 80–96. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18303

Edição

Seção

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência