Projeto PIBID: ensino remoto de língua portuguesa em tempos de pandemia

Autores

  • Mikael Matos Maia mika12maia@gmail.com
  • Natalí Tátila Maria do N. Barbosa natali_nascimento15@hotmail.com
  • Tereza Ramos de Carvalho tereza.carvalho@ufmt.br

Palavras-chave:

Teoria e prática, Acesso, Tecnologias, Desigualdade Social, Direito à Educação, Theory and practice, Access, Technologies, Social inequality, Right to education

Resumo

RESUMO: Neste artigo, descrevem-se as experiências de ensino remoto de Língua Portuguesa vivenciadas por acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), que promove a integração entre a educação superior e a educação básica, contribuindo sobremaneira com a indispensável articulação entre teoria e prática em sala de aula. As atividades relatadas ocorreram nos anos de 2020 e 2021 na Escola Estadual Francisco Dourado, estabelecida no município de Barra do Garças-MT, e desenvolveram-se por meio de interações entre os docentes e alunos, coordenadores e outros servidores da unidade escolar, via plataformas educacionais virtuais, com o principal objetivo de encurtar a distância entre o ensino e a aprendizagem. Os desafios postos foram muitos, haja vista a acentuada desigualdade social, há tanto instalada e imperante no país, ter se identificado com a pandemia e fazer-se sentir com força em vários setores da sociedade, dentre os quais o da educação pública, especialmente. Nesse sentido, o contexto educacional em que se insere este escrito foi marcado pela falta de acesso às tecnologias necessárias tanto para os professores quanto para os alunos, dificultando o acesso de ambos os segmentos à sala de aula e, portanto, trazendo prejuízos irreparáveis ao negar-lhes um dos direitos básicos na construção da cidadania previstos na Constituição Federal brasileira, o direito à Educação.

ABSTRACT: In this article, we describe the experiences of remote teaching of the Portuguese language lived by academics of the Languages course at the Federal University of Mato Grosso (UFMT), scholarship holders of the Teaching Initiation Program (PIBID), which promotes the integration between higher education and basic education, contributing greatly to the indispensable articulation between theory and practice in the classroom. The reported activities took place in 2020 and 2021 at the Francisco Dourado State School, established in the municipality of Barra do Garças-MT, and were developed through interactions between teachers and students, coordinators and other employees of the school unit, via platforms virtual educational systems, with the main objective of shortening the distance between teaching and learning. The challenges posed were many, given the marked social inequality, which has been in place and prevailing in the country for so long, having identified itself with the pandemic and making itself felt strongly in various sectors of society, among which public education, in particular. In this sense, the educational context in which this writing is inserted was marked by the lack of access to the necessary technologies for both teachers and students, making it difficult for both segments to access the classroom and, therefore, bringing irreparable damage by denying them one of the basic rights in the construction of citizenship foreseen in the Brazilian Federal Constitution, the right to Education.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Maia, M. M. ., Barbosa, N. T. M. do N. ., & Carvalho, T. R. de . (2024). Projeto PIBID: ensino remoto de língua portuguesa em tempos de pandemia. Revista De Graduação Da UFMT, 1(1), 49–65. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18301

Edição

Seção

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência