A interdisciplinaridade e a formação do professor no Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia - UFMT

Autores

  • Sara Eloani Casali Marques araecasali@gmail.com
  • Yasmin Nobre da Silva Cavalcante minnobre.yn@gmail.com
  • Maria Cristina Theobaldo maria.theobaldo@ufmt.br

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, BNCC, Ensino de Filosofia , Ensino de Sociologia, interdisciplinarity, Philosophy Teaching, Sociology Teaching

Resumo

RESUMO: Este trabalho reflete sobre a articulação entre o debate interdisciplinar, as novas diretrizes curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Novo Ensino Médio e a prática formativa interdisciplinar desenvolvida no Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES, Edital 2020. Partindo de Severino (2011), é levantado como o debate acerca da interdisciplinaridade é por vezes deturpado para justificar a desdisciplinarização do currículo escolar e, consequentemente, fragilizar o papel da Filosofia e da Sociologia na formação da juventude. Para nosso propósito é conceitualizada uma proposta de interdisciplinaridade crítica, utilizando como exemplo dessa abordagem o processo formativo desenvolvido no PIBID e a partir desta experiência, são geradas reflexões acerca das limitações e incongruências com a transdisciplinaridade e a abordagem das novas diretrizes do ensino médio.

ABSTRACT: This paper reflects about the articulation between the interdisciplinar approach, the new curriculum guideline porposed by the National Curriculum Base (BNCC), the new High School and the interdisciplinary formative practice developed in Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia at Universidade Federal de Mato Grosso, linked to Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência [Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation] of CAPES, 2020’s public notice. Starting from Severino (2011), it’s brings up how interdisciplinarity debate sometimes is distorted to justify the dedisciplinarization of scholar curriculum and consequently, fragilize the Physolophy and Sociology role on youth formation. For our purpouse is conceptualized a critical interdisciplinarity proposition, using as na example of this approach the formative proccess developed at PIBID and from that experience are generate reflections about the limits and incongruity with transdisciplinarity ideas and the approach of high school’s new guideline.

 

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Marques, S. E. C. ., Cavalcante, Y. N. da S. ., & Theobaldo, M. C. . (2024). A interdisciplinaridade e a formação do professor no Subprojeto PIBID Interdisciplinar Filosofia e Sociologia - UFMT. Revista De Graduação Da UFMT, 1(1), 34–48. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/regrad/article/view/18300

Edição

Seção

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência